Quem você é quando ninguém está olhando?

Por Jônatas Almeida

“SE” é um dos poemas mais lido da língua inglesa e é considerado um dos mais populares do mundo. Publicado por Rudyard Kipling, em 1909. Transcende qualquer época. Transcrevo a última estrofe”

“SE podes falar ao povo e mostrar tuas virtudes, ou andar com Reis sem perder a simplicidade, se nem com inimigo e nem com amigos ti iludes, se podes contar contigo de verdade; se cada minuto és capaz de preencher com sessenta segundo do teu brilho, tua é a terra e tudo que podes ver. E-mais ainda-serás um homem, meu filho!”

Essa não é a imagem açucarada do mundo. A vida, como descrita por Kipling não é fácil. Pessoas vão mentir, trapacear, culpar, desapontar, esfaquear pelas costas. E não existe certeza de um desfecho positivo, mesmo conseguindo passar por tudo isso, Kipling não garante que você encontrará a riqueza, saúde ou sabedoria . Ele diz: ser um homem é a recompensa por todas as dificuldades e esforços da existência terrena.

Embora incompleto, este poema, acredite, cada estrofe, descreve vários testes, para os quais, a resposta certa é sempre a difícil. Em última instância a verdadeira recompensa por ser alguém inesquecível tem a ver com o respeito próprio.

Quem você é quando ninguém está olhando? Sou a pessoa que realmente desejo ser?

QUE DEUS ABENÇOE ITACOATIARA E O SEU POVO.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.