Pavilhão brasileiro na maior feira de rochas naturais do mundo movimenta US$ 359,27 milhões

Foto: Karina Porto

O setor brasileiro de rochas naturais esteve representado na Marmomac 2024, maior feira de rochas do mundo, realizada em Verona, na Itália, entre os dias 24 e 27 de setembro. A participação foi organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) e a It’s Natural – Brazilian Natural Stone.

O pavilhão brasileiro foi composto por 37 empresas do segmento e movimentou US$ 359,27 milhões em negócios imediatos e para os próximos 12 meses. “O resultado tão positivo é fruto de ações como essa, de participações em grandes feiras internacionais, e de projetos desenvolvidos em parceria com entidades do segmento de rochas naturais”, afirmou Maria Paula Velloso, gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil, acrescentando que inovação e sustentabilidade estão entre os princípios norteadores dos projetos.

De acordo com Tales Machado, presidente do Centrorochas, “o evento em Verona foi um grande sucesso, com 37 empresas brasileiras expondo e saindo muito satisfeitas, tanto pelos negócios fechados quanto pelos inúmeros contatos e parcerias estabelecidas. Além disso, tivemos uma forte presença cultural, com a Camerata Jovem Rochativa se apresentando na abertura do Pavilhão Brasileiro, o que foi um marco para nós. Essa semana reforçou nossa posição do Brasil no cenário internacional e aumentou as expectativas para o lançamento da Marmomac Brazil no próximo ano, que será uma feira grandiosa, à altura do potencial do nosso país, trazendo ainda mais oportunidades de negócios e exportações para as empresas brasileiras”.

Para o manager do grupo IBMG, Nilton José Neumann, a feira foi muito proveitosa. “Fizemos bons contatos, estamos muito satisfeitos. Nos surpreendeu pela boa procura de materiais que estamos lançando no mercado esse ano”, afirmou. O grupo IBMG é de Cachoeiro de Itapemirim (ES) e atua no setor de mineração, como atacadista de mármores e granitos.

Adriana Alemães, coordenadora de Vendas da Marbrasa, concorda. “A feira foi muito importante. Recebemos muitos clientes, fizemos novos contatos e prospecções. É muito relevante esse trabalho da ApexBrasil na organização de eventos como esse”, reconheceu. Localizada também em Cachoeiro de Itapemirim, a Marbrasa extrai e comercializa mármores, granitos e quartzitos para todo o país e exterior.

O Brasil vai sediar a próxima edição da Marmomac, agendada o período de 18 a 20 de fevereiro de 2025, em São Paulo.

Sobre o setor de rochas

Um dos principais players do comércio internacional nesse segmento, o Brasil é o 4º maior produtor de rochas naturais no mundo e o 5º que mais exporta esse produto, de acordo com o Centrorochas. O setor possui mais de 1.200 variedades de materiais e gera 480 mil empregos diretos e indiretos.

Em 2023, o setor de rochas naturais brasileiro exportou US$ 1,11 bilhão, registrando recuo de 13,4% em relação ao ano anterior (2022), e atualmente detém a relevante posição de fornecedor líder nos Estados Unidos, o maior mercado consumidor do mundo. Os Estados Unidos foram o destino de mais da metade das exportações do setor em 2023 (54,7%), seguidos pela China (15,4%) e Itália (7,16%).

Entre os vários tipos de rochas naturais brasileira, o quartzito se tornou a mais procurada em todo o mundo. O Brasil é o maior produtor e fornecedor desse material que se tornou popular há pouco tempo, devido ao avanço da tecnologia.

  • Sobre a ApexBrasil | A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
  • Sobre o Centrorochas | O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
  • Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone | O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa, que atualmente conta com 208 empresas apoiadas, tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial. As empresas interessadas em fazer parte do projeto devem acessar este link para realizar cadastro gratuito.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.