Novo Aripuanã Nova visita técnica impulsiona projeto da COOPERMINA para mineração de ouro sem...

Nova visita técnica impulsiona projeto da COOPERMINA para mineração de ouro sem mercúrio

Ronney César Campos Peixoto, Rui Chimara e Ivan Pedrosa – Foto: Divulgação

Por Moisaniel Filho

Representante da Minerar avalia positivamente a implantação da tecnologia e recebe apoio institucional da Secretaria de Estado de Mineração, Gás e Energia (SEMIG).

O avanço das iniciativas voltadas à implantação de tecnologias limpas na mineração artesanal do Amazonas ganhou um importante reforço nesta semana. Após realizar uma visita técnica às áreas de atuação da COOPERMINA, em Novo Aripuanã, o representante da empresa Minerar, Rui Chimara, manifestou entusiasmo com o potencial de adaptação dos equipamentos desenvolvidos pela empresa para a realidade da mineração aluvial na região.

Durante a visita de campo, Rui Chimara conheceu de perto as plataformas de trabalho e avaliou as condições operacionais da atividade mineral desenvolvida pela cooperativa. Segundo ele, as adequações necessárias são relativamente simples, tornando plenamente viável a utilização da tecnologia de concentração gravimétrica para a extração de ouro sem o uso de mercúrio, um dos principais objetivos do projeto conduzido pela COOPERMINA.

Apoio da SEMIG

No retorno da agenda técnica, a comitiva foi recebida pelo secretário da Secretaria de Estado de Mineração, Gás e Energia (SEMIG), Ronney César Campos Peixoto, oportunidade em que foram apresentados os resultados preliminares da visita.

Na reunião, o secretário destacou que o Governo do Amazonas acompanha com interesse iniciativas voltadas à adoção de tecnologias ambientalmente sustentáveis, reafirmando o apoio institucional a projetos que contribuam para consolidar a exploração mineral responsável, eliminando o uso do mercúrio e promovendo maior proteção ao meio ambiente.

Próximos passos

Ivan Pedrosa e Rui Chimara – Foto: Divulgação

De volta a Goiânia, Rui Chimara já iniciou a elaboração da estratégia técnica e comercial destinada ao fornecimento do primeiro equipamento que deverá ser implantado pela COOPERMINA, etapa considerada decisiva para o desenvolvimento do projeto-piloto de mineração sustentável no sul do Amazonas.

A direção da cooperativa agradeceu o apoio recebido durante toda a visita técnica, especialmente à SEMIG, destacando que o diálogo entre o setor produtivo, o Governo do Estado e as empresas de tecnologia representa um passo importante para a construção de um novo modelo de mineração artesanal, baseado na inovação, na responsabilidade ambiental e no respeito à legislação brasileira.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.