Política Wilson Lima intensifica diálogo com a comunidade e apresenta propostas para esporte...

Wilson Lima intensifica diálogo com a comunidade e apresenta propostas para esporte e inclusão

Foto: Divulgação

A corrida eleitoral rumo ao Congresso Nacional movimenta intensamente as comunidades mais populosas da capital amazonense. Na última terça-feira, dia oito de julho, o ex-governador e pré-candidato ao Senado Federal, Wilson Lima, cumpriu agenda no bairro Coroado, na zona leste de Manaus. Wilson participou de reuniões estratégicas com profissionais da área esportiva, lideranças comunitárias e moradores locais.

O movimento faz parte de uma articulação que coloca o esporte e o atendimento a minorias no centro do debate, servindo de vitrine para o legado da gestão passada, ao mesmo tempo em que expõe as históricas carências estruturais da periferia de Manaus.

Esporte como palanque

O primeiro compromisso da noite reuniu representantes de diversas modalidades esportivas da cidade. Durante o diálogo, o pré-candidato defendeu a descentralização de incentivos e utilizou o espaço para coletar sugestões que devem integrar suas futuras propostas legislativas em Brasília.

“O esporte é transformador e eu acredito muito no esporte. Ninguém faz nada sozinho. Quero construir as propostas, toda essa caminhada e essa jornada ouvindo as pessoas e estando cada vez mais presente para que a gente possa ajudar e fortalecer cada vez mais o esporte no Amazonas”, afirmou Wilson Lima.

Para dar sustentação à sua fala, o ex-governador relembrou projetos de destaque implantados no seu mandato no Executivo, a exemplo do “Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior” (PELCI), do “RespirAR” e do “Bolsa Esporte Estadual”.

Os defensores da pré-campanha apontam o sucesso dessas iniciativas, mas críticos do setor ressaltam que muitas quadras nos bairros periféricos ainda sofrem com o abandono, necessitando de uma manutenção contínua que ultrapasse o período das eleições.

Demandas na comunidade

A segunda agenda da noite no Coroado foi articulada pelo vereador Rodrigo Sá e contou com a participação do pré-candidato Tadeu de Souza. No encontro, os moradores da localidade apresentaram uma longa lista de queixas envolvendo a falta de segurança pública, problemas de mobilidade urbana, deficiências na saúde básica e a necessidade de ampliação da assistência social na zona leste.

A reunião abriu espaço para depoimentos de representantes da sociedade civil organizada. A presidente da Associação dos Transplantados do Amazonas, Tabata Nepomuceno, subiu ao palco para manifestar o reconhecimento pelo suporte recebido anteriormente.

“Meu peito emana gratidão ao ex-governador Wilson Lima. Tivemos a oportunidade de apresentar nossas pautas e de sermos ouvidos. Isso fez diferença para muitas famílias”, afirmou Tabata Nepomuceno.

Voz das famílias

A cobrança por políticas públicas mais eficientes também ganhou força com a participação de movimentos de apoio a PCDs. Ana Maumeh, mãe atípica e porta-voz das famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), levou ao palanque as dificuldades reais enfrentadas por quem depende do acolhimento estatal.

“É uma demanda muito grande. Nem sempre é fácil encontrar moradia ou apoio para famílias que têm uma criança autista. Hoje represento um grupo com mais de 500 mulheres e esse diálogo é importante para que essas necessidades continuem sendo conhecidas”, relatou Ana Maumeh.

O depoimento evidencia que, apesar da expansão de serviços especializados na capital, a fila de espera e o desamparo social ainda são realidades duras para centenas de mães nas zonas periféricas.

Fatos do encontro

  • A mobilização buscou consolidar o apoio de atletas e técnicos ao projeto político do grupo governista.
  • Os programas “RespirAR” e “Mais Futevôlei Amazonas” foram usados como principais referências de investimentos na capital e interior.
  • As lideranças comunitárias aproveitaram a presença das autoridades para cobrar asfalto e melhorias na segurança das ruas do Coroado.
  • A representatividade de grupos de mães atípicas demonstra o peso eleitoral que a pauta da inclusão ganhou no atual cenário do estado.

A aproximação com os eleitores da zona leste desenha a linha que o grupo político pretende adotar nos próximos meses, focando no contato humano e na exaltação de marcas sociais de sucesso. Resta saber se o eleitorado usará o momento para homologar o legado apresentado ou se colocará o peso das promessas não cumpridas na balança das decisões de outubro.

Fonte: ASCOM | Pedroso de Jesus

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.