SETEMBRO DOURADO: GACC-AM coordena campanha de sensibilização contra o câncer infantojuvenil

Foto: Divulgação/GACC-AM

O Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas (GACC-AM) em parceria com a Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) realiza, na segunda-feira (20), das 8h às 11h30, na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), uma ação de sensibilização contra o câncer infantojuvenil, que é considerado a primeira causa de óbitos na faixa etária de 0 aos 19 anos. A iniciativa faz parte da campanha nacional Setembro Dourado. A entidade vai realizar ações de distribuição de folhetos informativos sobre diagnóstico precoce e realização de atividades interativas com cerca de 30 crianças que estão em tratamento no Hemoam.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, anualmente, surjam cerca de 403 mil novos casos de câncer em crianças e adolescentes, e que a cada três minutos uma criança morre vitimada pela doença. Por conta disso, neste ano, o tema do Setembro Dourado é “Quem Ama está Sempre Atento”. “É fundamental informar quais são os sintomas da doença para que os pais, responsáveis e familiares fiquem em alerta”, destaca a coordenadora de Marketing do GACC-AM, Karoliny Santos.

Ela explica que um dos objetivos da campanha é, a exemplo dos países de alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), alcançar 85% de chances de sobrevida para crianças e adolescentes com câncer. Atualmente, esse índice no Brasil é de 60%.

Foto: Divulgação/GACC-AM

Segundo ela, deve-se atentar para os seguintes sintomas: perda de peso, palidez inexplicada, manchas roxas, sangramento pelo corpo sem machucado, febre prolongada de causa não identificada, vômitos acompanhados de dor de cabeça, diminuição da visão ou perda de equilíbrio, dores nos ossos ou juntas, com ou sem inchaços, caroços em qualquer parte do corpo, principalmente na barriga, crescimento do olho, podendo estar acompanhado de mancha roxa no local.

Balão da cura

No dia 23, o GACC-AM fará o lançamento do Balão da Cura, que tem como objetivo comemorar a alta de crianças em tratamento na instituição. “Nesta quinta-feira, três pacientes irão estourar o balão, o que quer dizer que elas estarão liberadas da quimioterapia, radioterapia e ficarão por dez anos continuarão sendo assistidas pelo GACC-AM e farão check-up periodicamente”, explica a coordenadora de Marketing do GACC-AM. Durante este período, a criança não tem mais câncer a ser tratado, no entanto, a alta médica se dará apenas dez anos depois, já que o tempo em que a doença poderá voltar ou não.

Com 22 anos de atuação em Manaus, o GACC-AM presta serviços assistenciais e sociais para cerca de mil crianças e adolescentes carentes de 0 a 18 anos com câncer, promovendo ações para viabilizar a cura, além do bem-estar físico e psicossocial das famílias. Apenas em 2020, foram realizados mais de 90 mil atendimentos. Para conhecer mais os programas e projetos da instituição acesse: www.doegacc.org.br.

Três Comunicações e Marketing

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui