
Para anunciar medidas urgentes para combater a estiagem e o aumento das queimadas que assolam o estado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou os municípios de Manaquiri e Tefé, no interior do Amazonas, nesta terça-feira (10).
A comitiva presidencial visitou a comunidade Paraná do Manaquiri, em Manaquiri, e a comunidade Campo Novo, localizada no rio Curumitá, em Tefé. Eles também sobrevoaram de helicóptero as áreas mais afetadas, verificando de perto a grave situação da seca e dos incêndios florestais que se intensificaram nas últimas semanas.
Após a visita aos municípios, o presidente e o senador devem retornar a Manaus, onde participarão de uma reunião na Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) com prefeitos de diversas cidades do estado. O objetivo é discutir ações para mitigar os impactos ambientais e humanitários provocados pela crise atual.
Segundo a Defesa Civil, todos os municípios do Amazonas estão em situação de emergência, com mais de 340 mil pessoas afetadas pela estiagem. O estado também registrou o pior mês de agosto em 26 anos em relação aos incêndios florestais, com mais de 10 mil focos detectados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).