
As Instituições de Ensino Superior (IES) e as Instituições de Ensino em Língua Estrangeira (IELE) que desejam participar dos programas Bolsa Idiomas (PBI) e Bolsa Pós-Graduação (PBPG), promovidos pela Prefeitura de Manaus, podem se credenciar na Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi). O credenciamento ocorrerá entre os dias 24 e 26 de março, das 8h às 14h, na sede do Espi, localizada na avenida Compensa, nº 770, Vila da Prata, zona Oeste. Os editais de chamamento público foram divulgados no Diário Oficial do Município (DOM) na edição de terça-feira, 18 de março.
As IES e escolas de idiomas que já aderiram ao programa, ou que firmarão o termo nesse chamamento, poderão ofertar cursos e turnos, a serem utilizados no processo seletivo para o ano letivo de 2025.
Na manhã desta quarta-feira, 19/3, representantes das instituições participaram de reunião na sede da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), órgão ao qual a Espi é vinculada, com a finalidade de alinhar os detalhes para o lançamento dos editais do PBPG e PBI no mês de abril.
O titular da Semad, Célio Guedes, destacou a importância da parceria das instituições, para que os programas de inclusão socioeducacional da prefeitura alcancem a parcela da sociedade que realmente necessita.
“Vocês são aqueles que nos dão apoio para levar à sociedade oportunidades de qualificação para as pessoas que estão buscando, cada vez mais, a excelência em seus postos de trabalho ou onde estejam exercendo suas atividades. Nos colocamos à disposição e asseguro que todos sempre serão muito bem-vindos na gestão do prefeito David Almeida”, destacou Célio Guedes.
O subsecretário de Gestão de Processos da Semad, Alexandre Santos do Carmo, lembrou que, nos últimos quatro anos, a prefeitura realizou dois processos seletivos para o PBPG, ofertando um total de 75.232 oportunidades de acesso a cursos de especialização, por meio de bolsas de estudos, com descontos de 50%, 75% e 100%. Para o PBI, foram cinco seleções, totalizando 149.611 bolsas disponibilizadas com os descontos definidos pelo programa.
“Agradecemos a parceria das instituições e espero que possamos continuar com esse objetivo, porque, hoje, em nível de reinclusão socioeducativa, ter uma especialização, como possibilita o Bolsa Pós-Graduação, faz uma enorme diferença. O mesmo com relação ao ensino de língua estrangeira, razão pela qual o prefeito David Almeida reduziu a idade para ingresso no programa, por enxergar para onde a cidade de Manaus está indo, em termos de desenvolvimento”, disse Alexandre.
Segundo o diretor-geral da Espi, Júnior Nunes, a estimativa é de que ambos os editais sejam lançados, simultaneamente, na segunda quinzena de abril.
“Essa é uma etapa muito importante em nosso processo. Os programas de inclusão socioeducacionais, a cada ano, se mostram exitosos. No ano passado, o Bolsa Idiomas registrou não só o maior número de inscritos, como também o de estudantes matriculados. E, para este ano, estamos buscando fazer melhor ainda”, afirmou o diretor.
Por Sandra Monteiro / Semad-Espi