Segurança Choque neles! Lei inédita libera armas elétricas para mulheres no Amazonas

Choque neles! Lei inédita libera armas elétricas para mulheres no Amazonas

Medida inédita garante às mulheres maiores de 18 anos acesso a instrumento de defesa não letal

Governador sanciona lei polêmica: mulheres terão arma de choque para legítima defesa - Foto: Mauro Neto/Secom

O Amazonas se torna o primeiro estado a autorizar que mulheres maiores de 18 anos, residentes na região, possam adquirir e portar armas de choque para legítima defesa. A lei, sancionada nesta segunda-feira (15/09), é vista como um passo importante na proteção feminina, garantindo um meio de defesa pessoal não letal.

O governador Wilson Lima (União Brasil) destacou que a lei é resultado de estudos da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e foi apoiada pela Comissão da Mulher e especialistas da área. “Essa é uma lei importante de autoria do deputado Felipe Souza, que nós sancionamos para que as mulheres possam ter mais um instrumento para garantir a sua defesa. É uma medida inédita aqui no Estado, fruto de muito diálogo, e que se soma às ações que já estamos desenvolvendo para ampliar delegacias, fortalecer a rede de apoio e dar mais infraestrutura de proteção à mulher”, afirmou.

O evento de sanção contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a deputada estadual Alessandra Campêlo, a vereadora Thaysa Lippy, além de representantes das polícias Civil e Militar e da rede de proteção à mulher.

Defesa pessoal e capacitação

O deputado Felipe Souza, autor da proposta, explicou que a ideia surgiu após ouvir o relato de mulheres que vivem com medo da violência. “Essa não é uma lei minha, é uma lei de todos nós, que contou com a sensibilidade de cada deputado e agora recebe a sanção do governador. Tenho a certeza de que será um instrumento a mais para fortalecer as mulheres na sua defesa pessoal”, declarou.

A delegada adjunta da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) Centro-Sul, Priscilla Orberg, reforçou a importância da medida. “Essa lei veio para trazer um meio de defesa pessoal para as mulheres e proteger seus direitos. Com os números alarmantes de violência, elas precisam de mecanismos necessários para evitar que cheguem lesionadas à delegacia. É uma forma de defesa, e nós validamos isso, pois é importante ressaltar que essa mulher está exercendo o direito dela de viver em segurança”, disse.

Como a lei vai funcionar

Para garantir a segurança e o uso responsável, a nova lei estabelece regras claras para a aquisição das armas de choque, que não podem ter potência superior a 10 joules. Cada mulher poderá comprar apenas uma unidade em estabelecimentos credenciados e fiscalizados.

Para a compra, será exigida a seguinte documentação:

  • Documento de identidade
  • Comprovante de residência no Amazonas
  • Certidão negativa de antecedentes criminais
  • Laudo psicológico que ateste a capacidade para o uso
  • Participação em um curso obrigatório de orientação

O curso, ministrado por instrutores credenciados, abordará o uso correto, os efeitos da arma, contraindicações e noções de legislação e defesa pessoal.

A lei entrará em vigor 90 dias após a sua publicação oficial, tempo necessário para a regulamentação e a organização dos cursos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.