Aprovados no Sisu revelam os segredos para lidar com as emoções, durante a rotina de estudos e provas

Reginaldo Hilario e Ester Crispim - Foto: Divulgação

Ansiedade, insegurança e nervosismo são sintomas que dificultam, e muito, a concentração do aluno durante a rotina de estudos e até mesmo no dia do vestibular. Em meio à pandemia, o medo da doença, perdas de familiares, escolas fechadas, isolamento social e adiamentos de provas, levaram aos estudantes o enorme desafio de tentar manter o equilíbrio emocional, durante um cenário de incertezas. Estudantes do Vetor Centro de Estudos que foram aprovados na última semana para as Universidades Federal do Amazonas (UFAM) e do Estado do Amazonas (UEA) revelam os segredos que ajudaram a terem sucesso nessa jornada.

“Minha preparação iniciou em 2018, quando eu ainda estava no primeiro ano do ensino médio. Minha rotina de preparação foi baseada em muita perseverança e constância nos deveres, sempre buscando mais do que a escola me cobrava, e foi aí que o Vetor me auxiliou tanto”, conta Ester Crispim, 17 anos, aprovada em Medicina na UFAM, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Eram listas extras, aulas complementares e simulados regulares que deixaram a jovem confiante o bastante durante a preparação para o vestibular, fator primordial para que se saísse bem na prova. “Passei por situações de insegurança e nervosismo, aliás, todo vestibulando sente isso uma hora, mas encontrei na minha família o segredo para a vitória: o amor”, comenta a aluna do Vetor.

Estudante, Ester Crispim – Foto: Divulgação

O apoio das pessoas ao seu redor, sua fé e muito pensamento positivo se tornaram seus maiores aliados e lhe ajudaram a não desistir quando a insegurança batia. “Coloquei na minha cabeça que tudo vinha no momento certo, e fiz a minha parte para que isso realmente se concretizasse. Hoje estou aqui, aprovada na faculdade que sempre sonhei e feliz com a minha caminhada”, declara Ester.

Outro aluno do Vetor que foi aprovado em Medicina, um dos cursos mais disputados da UFAM, Marcos Santiago Bernardes, de 17 anos, também conta o quanto foi desafiador vivenciar momentos de desmotivação nos estudos por conta da pandemia. “Senti desânimo e o fato de não estar saindo de casa gerou bastante ansiedade e certo nervosismo, pela incerteza da qualidade do meu estudo e das datas de realização dos vestibulares”, explica.

Estudante, Marcos Santiago Bernardes – Foto: Divulgação

Aluno do Vetor desde 2019, o jovem acredita que as palestras da mentoria no Vetor lhe ajudaram muito nesse processo, principalmente em relação à incerteza de como estudar e da qualidade com que poderia fazer isso, mas é claro, sem deixar os momentos de lazer. “Adotei um dia da semana para descansar e às vezes assistia séries e jogava online com meus amigos”, revela.

Fascinado por pesquisa e ciência, Reginaldo Hilario, de 19 anos, que acaba de ser aprovado em Medicina na UEA, também apostou nas suas crenças e otimismo para driblar os sentimentos de ansiedade que surgiam durante a sua rotina diária de estudos no Vetor e em casa. “Eu rezava muito para Deus me permitir ter forças para continuar estudando, pois não podemos nunca desistir de nossos sonhos e objetivos, respirava fundo e seguia em frente”, disse.

A rotina do aluno era de pela manhã estudar no Vetor, à tarde descansava e, à noite, revisava, fazia mapas mentais, resumos e, principalmente, resolução de muitas questões, que foram importantes para a sua aprovação. Reginaldo avalia que, ao errar uma questão e fazer uma correção aprofundada dela, acaba revisando o assunto e memorizando com mais facilidade.

Para Helena Cordeiro, de 19 anos, o segredo foi aplicar técnicas de respiração e meditação ensinadas pelo Método Leal, que é oferecido com exclusividade aos alunos do Vetor. O cursinho é o primeiro da região Norte a usar o método, que é fundamentado em cinco pilares teóricos: autoconhecimento, neurociência, inteligência emocional, psicologia positiva e meditação mindfulness.

Estudante, Helena Cordeiro – Foto: Divulgação

Entre as dicas da educadora e especialista em psicologia positiva, Fernanda Leal, criadora do método, para a rotina de estudos dar certo, é fundamental também focar na qualidade de sono, descanso e lazer. “Sei que essa não costuma ser a prioridade de muitos estudantes. O foco é sempre o estudo. Mas, a energia para estudar não vai vir do estudo, mas sim dessas atividades, então, é essencial balancear a rotina, para que dentro da semana existam oportunidades para dar risada, ser feliz, descansar e dormir bem. O cérebro que não descansa, não aprende nada”, enfatiza Fernanda Leal.

Esse ensinamento foi essencial para Helena conquistar a aprovação. “Tinha metas do dia e quando conseguia cumprir, podia ter um momento para descansar a mente, o que é muito necessário, ajuda a não se sobrecarregar, afinal, quantidade não é qualidade”, aponta Helena Cordeiro, que foi aprovada em Direito na UEA.

Estudo Direcionado

O estudo direcionado, através do levantamento que a equipe pedagógica do Vetor realizou com todo o conteúdo que mais cai nas provas, é um dos diferenciais da escola.

Segundo o coordenador pedagógico do Vetor, Albervan Cidrônio, isso permite aplicar uma didática personalizada e realizar um acompanhamento pedagógico mais preciso.

“Esse mapeamento resultou em uma apostila que apresenta uma análise detalhada dos conteúdos para ajudar nossos alunos em suas preparações”, aponta. Para mais informações, acesse: @centrodeestudosvetor e https://www.facebook.com/CentrodeEstudosVETOR/

Três Comunicações e Marketing

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.