Especialista em aprovações, Fernanda Leal ensina estratégias para se sair bem em Enem e vestibulares

Foto: Divulgação

A maratona de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares já iniciou. Além de manter a disciplina nos estudos e conseguir cumprir todo o conteúdo programático do edital, os candidatos precisam traçar estratégias e garantir boa pontuação para entrar na universidade. Para ajudar os seus alunos nessa missão, o Vetor Centro de Estudos trouxe nesta semana, diretamente de Goiânia (GO), a professora Fernanda Leal, criadora de um método de estudos que já aprovou mais de 20 mil jovens em todo Brasil.

“Costumo comparar a preparação do aluno com a de um atleta de alta performance, que, às vésperas de um campeonato ou uma olimpíada, continua treinando, mas o treino muda de figura, porque nesse caso dormir e se alimentar bem, cuidar do emocional, ganha uma importância maior ainda”, destacou a criadora do Método Leal.

Durante esse período de preparação, a dica de Fernanda é que os candidatos busquem resolver provas anteriores e participar de simulados testando, validando e treinando estratégias que podem proporcionar bom desempenho no dia da prova.

Uma das estratégias que podem ser aplicadas pelos candidatos é a de responder às questões por blocos, dando prioridade para o rascunho da redação e, em seguida, as questões mais fáceis.

Professora Fernanda Leal – Foto: Divulgação

“Depois o aluno pode aproveitar para fazer uma pausa, ir ao banheiro, lavar o rosto, fazer uma corrida sem sair do lugar, para despertar e voltar mais revigorado e atento para passar a redação a limpo e responder as questões mais difíceis”, explica a especialista.

Outra dica de Fernanda é a do aluno apostar nas técnicas de respiração enquanto realiza a prova. Inspirar e expirar a cada questão resolvida pode proporcionar mais oxigenação no cérebro e, com isso, mais foco e concentração.

Com o sonho de ser aprovada no curso de medicina, a aluna do Vetor, Fernanda Lima, de 17 anos, conta que organizar o período de estudos tem sido fundamental para conseguir tirar o máximo de eficiência no aprendizado.

“Existe um tabu que precisa estudar muitas horas, mas com o Método Leal aprendemos que não é verdade, a melhor estratégia é prezar pela qualidade desse estudo”, comenta a jovem, que é finalista do terceiro do ensino médio.

Outro aluno do Vetor que está focado na preparação é João Carlos, de 17 anos. Ele conta que decidiu recentemente que prestará Enem e vestibulares para o curso de engenharia da computação.

“Ainda estou entre fazer aqui em Manaus ou fora do Estado, mas enquanto isso tenho buscado dar mais prioridade para as disciplinas de exatas, que são as mais cobradas para quem pretende cursar engenharia”, disse João.

Por Olívia Almeida | Três Comunicação e Marketing

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.