88% das crianças e jovens brasileiros têm redes sociais; TikTok lidera

78% dos usuários de internet entre 9 e 17 anos têm smartphone próprio, de acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil

Crianças estão cada vez mais presentes nas redes sociais - Foto: Unsplash/McKaela Lee

88% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos que usam a internet no Brasil têm ao menos um perfil nas redes sociais, de acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e divulgada nesta terça-feira (16).

A rede social preferida dos jovens brasileiros é o TikTok, plataforma mais usada por 34% dos entrevistados. Em seguida, vem o Instagram, com 33%. Mas a plataforma com maior penetração entre crianças e adolescentes é o WhatsApp, na qual 80% dos entrevistados tem uma conta, seguido pelo Instagram (62%) e pelo TikTok (58%).

Acesso à internet

A pesquisa TIC Kids Online Brasil revela que 93% dos brasileiros entre 9 e 17 anos utilizam a internet. A taxa é maior nas classes A e B (100%), na região Sul (98%), na área urbana (94%) e entre adolesecentes de 15 a 17 anos (96%).

Já entre crianças e jovens das classes D e E, a taxa cai para 86%; na região Norte, cai para 87%. Na zona rural, o acesso chega a 90% das pessoas entre 9 e 17 anos.

Entre 2019 e 2021, saltou de 79% para 92% a taxa de crianças e adolescentes que acessam a internet no Nordeste. Na zona rural, o número subiu de 75% para 90%; entre crianças de 9 e 10 anos, de 79% para 92%.

Celular próprio

O estudo ainda aponta que 78% dos entrevistados possuem smartphone próprio. O acesso à internet se dá apenas pelo celular para 53% das crianças e adolescentes brasileiros.

O número é maior entre as classes D e E, nas quais 78% dos jovens acessam à rede apenas pelo smartphone. Entre usuários das classes A e B, a taxa cai para 18%.

Redes sociais e publicidade infantil

No que diz respeito às redes sociais, o TikTok é a plataforma que faz mais sucesso entre as crianças, enquanto o Instagram é líder entre os adolescentes. Confira os números:

Crianças de 9 e 10 anos

    • 39% preferem o TikTok
    • 12% preferem o Instagram
    • 4% preferem o Facebook

Crianças de 11 e 12 anos

    • 48% preferem o TikTok
    • 22% preferem o Instagram
    • 8% preferem o Facebook

Adolescentes de 13 e 14 anos

    • 37% preferem o TikTok
    • 35% preferem o Instagram
    • 12% preferem o Facebook

Adolescentes de 15 a 17 anos

    • 21% preferem o TikTok
    • 52% preferem o Instagram
    • 17% preferem o Facebook

Tanto no TikTok quanto no Instagram e no Facebook, a idade mínima é 13 anos. A alta popularidade das plataformas entre crianças de 9 a 12 anos, portanto, revela a falha das redes sociais em aplicarem suas próprias regras, permitindo a presença de pessoas com idade inferior à permitida.

A grande presença das crianças e dos adolescentes nas plataformas digitais faz com que 81% delas já tenham visto divulgação de produtos ou marcas na internet, de acordo com a TIC Kids Online Brasil.

62% das crianças e adolescentes viram pessoas ensinando como usar algum produto, enquanto 61% (12 pontos percentuais a mais que em 2019) viram pessoas abrindo a embalagem de um produto, entre outras formas de publicidade.

** Dimítria Coutinho atua cobrindo tecnologia há cinco anos, se dedicando também a assuntos econômicos. Antes de trabalhar no iG, era repórter do Ada, um portal de tecnologia voltado para o público feminino. É jornalista formada pela Universidade de São Paulo com passagem pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.