“Tchutchuca do Centrão” e “Sapo Barbudo” com Deus e o Diabo no UFC eleitoral de um país sem rumo

Como dois monarcas que se imaginam absolutos, Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) transformaram a campanha eleitoral deste ano em um gigantesco e folclórico UFC. Em vez da pregação de ideias e propostas, uma ridícula guerra santa, “a luta do bem contra o mal”.

Os dois jogaram no lixo o conceito republicano de Estado laico, cada um achando que o povo deve ser obrigado a dar-lhe a bênção divina para suas ações estatais nem sempre coerentes com as grandes demandas reclamadas por um país de 33 milhões de famintos.

Bolsonaro e Lula são iguais em uma coisa: na crença de que, impotente e escravo de dogmas pueris, o povo deve aguardar somente deles, em nome de uma Potência dita infinita, a melhor providência para sua felicidade social na Terra. Abominam o princípio de que o povo deve, sim, acordar para o mundo real que somente ele é capaz de alterar, de forma consciente e livre, exercendo o seu direito de voto em outubro.

De mãos dadas com outro David

Foto: Divulgação
    • Após decepção por não ter sido escolhido para vice do governador Wilson Lima (UB), o ex-titular da Semulsp, Sabá Reis, agora só quer saber do desafio de eleger o filho, vereador David Reis (Avante), deputado federal em outubro.
    • Nas redes sociais, Sabá aparece sorridente, mostrando empolgação com a campanha de David, presidente da Câmara Municipal de Manaus e considerado um dos nomes fortes do Avante na disputa para a Câmara Federal.

Chico Preto agora animado…

Foto: Divulgação
    • Com os concorrentes incendiando nas ruas, o ex-vereador Chico Preto (Avante) conseguiu, junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), a aprovação do seu CNPJ para correr atrás dos eleitores, de olho no Senado da República.
    • Partidário da velha máxima “esperança é a última que morre”, Chico diz que a espera valeu a pena e planeja ações fortes para os próximos dias na sua busca de votos. Mas nada fala sobre o boicote do prefeito David Almeida (Avante) à sua candidatura.
    • Ele ainda vê possibilidade de ser o segundo nome na disputa pelo Senado dentro da aliança que apoia a reeleição do governador Wilson Lima. O outro nome é o coronel Alfredo Menezes (PL).

Thomaz Nogueira com a palavra

Foto: Divulgação
    • Ex-comandante da Suframa, Thomaz Nogueira é daqueles técnicos realistas quando se trata da análise das diatribes cometidas pelo Governo Federal contra a Zona Franca de Manaus.
    • Para Tomaz, o presidente Jair Bolsonaro (PL) causará um prejuízo de R$ 8 bilhões ao faturamento das empresas do Parque Industrial de Manaus se editar um novo decreto sobre o IPI isentando apenas 98% dos produtos da ZFM.

Amazonino fora das ruas

Foto: Divulgação
    • Aos 83 anos e com a saúde questionada, o candidato ao governo do Amazonas, Amazonino Mendes (Cidadania), vai “levando na valsa” sua campanha, usando, principalmente, as redes sociais.
    • Enquanto isso, seus adversários na corrida pelo Palácio da Compensa estão nos bairros de Manaus a todo vapor. O senador Eduardo Braga (MDB) já participou de três comícios na semana passada e visitou sete municípios neste fim de semana, começando por Caapiranga.
    • O governador Wilson Lima (UB), que disputa à reeleição, também não perde tempo. Recentemente esteve nas zonas Norte e Leste reunindo lideranças e no fim de semana foi ao interior.

Egberto Batista ficará na sombra

Foto: Divulgação
    • Em nota, o Quartel General do governador Wilson Lima desmentiu que o “bruxo” do marketing eleitoral, Egberto Batista, tivesse assumido o comando da campanha à reeleição do chefe executivo do Estado.
    • Os “magos” de Wilson são os mesmos de 2018: Alexandre Oltramari e George Wilde. “Egberto ficará na sombra, como um consultor maior”, disse à coluna uma fonte do União Brasil.

“Um cara de boa”

    • Não é fácil a missão de Oltramari e Wilde no esforço de reverter os baixos índices de popularidade de Wilson Lima em Manaus.
    • A missão é tornar o governador um cara “de boa”, palatável ao eleitorado da capital. É uma tarefa de Hércules.

Almeida fala muito e trabalha pouco

Foto: Dhyeizo Lemos | Semcom
    • O prefeito David Almeida (Avante) resolveu entrar de vez na atual campanha  eleitoral para tentar reeleger Wilson Lima.
    • Em recente comício do irmão, Daniel Almeida (Avante), muitas pessoas disseram que Almeida “fala” muito e trabalha pouco.
    • Pode haver verdade na avaliação. Centenas de ruas continuam esburacadas e em várias partes da cidade a iluminação é precária, facilitando assaltos e roubos. Urge trabalhar mais e tagarelar menos.

Moradores da Sharp indignados

Comunidade da Sharp – Foto: Jean Carlos
    • Toda vez que o assunto é o Prosamim da Sharp, os moradores daquela localidade, no Distrito Industrial, ocupam às ruas em protesto contra o governo do Estado, que ainda não realizou a obra.
    • A obra foi prometida pelo governador Wilson Lima em maio de 2021 e de lá para cá não avançou nada. As mais de 2.500  famílias continuam amargando lama e esgoto.
    • Em julho passado, o Governo Federal autorizou o empréstimo de R$ 780 milhões para obras na área, mas o início delas vai demorar mais três meses já que terá que aguardar a autorização do Congresso Nacional. Depois haverá mais um mês para os recursos cairem na conta do governo do Amazonas.

Manaus cinzenta

    • Segundo o meteorologista e mestre em Clima e Ambiente Willy Hagi, a camada cinzenta que assustou Manaus no sábado (20) deverá prosseguir nos próximos dias como consequência do desmatamento e das queimadas sem controle nos estados do Amazonas e Pará.
    • O cientista aponta que o desastre ambiental é alimentado, sobretudo, pelas queimadas correntes ao sul dos dois estados.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.