Prefeitura e Governo do Estado reagem, mas terror ambiental continua no Tarumã-Açu

Há poucos dias a Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado, em ação conjunta, desarticularam uma ocupação irregular na Área de Proteção Ambiental (APA) Tarumã-Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus.

Mas, segundo fotos e vídeos enviados à coluna, grupos de inescrupulosos continuam a desmatar a área do Tarumã-Açu, com o agravante de que os atos criminosos são praticados com o uso de máquinas e veículos que mostram a participação de “gente endinheirada”, conforme moradores que denunciaram os ilícitos.

Os moradores acusam um indivíduo conhecido como “Amora” de ser um dos cabeças dos ilícitos na área. A coluna apurou que “Amora” se chama Rosildo da Silva Amora, que disputou uma cadeira de vereador na Câmara Municipal de Manaus nas eleições de 2020 pelo  PTC.

Serafim repudia comportamento de desembargador

Deputado Serafim Corrêa – Foto: Divulgação
    • Em discurso na sessão de terça-feira (23 da Assembleia Legislativa (Aleam), o deputado Serafim Corrêa (PSB) repudiou a conduta do desembargador Elci Simões por repreender a advogada Malu Borges que, em áudio, vazou a voz de uma criança em plena sessão de videoconferência do TJAM (Tribunal de Justiça do Amazonas).
    • O puxão de orelha repercutiu nas redes sociais, onde vários internautas também lamentaram o comportamento do magistrado na sessão da Segunda Turma Cível do TJAM, transmitida pelo YouTube na segunda-feira passada.

“Não é lugar de criança chorar e cachorro latir”

    • Segundo Serafim, o desembargador Elci Simões é um homem educado, “mas em um momento de rara infelicidade advertiu a advogada Malu Gomes porque ela estava com uma criança”.
    • A criança é recém-nascida e Malu está amamentando a criança, disse o deputado.
    • A criança chorou e o desembargador repreendeu a advogada dizendo que ali (a sessão virtual do TJ-AM) era “uma reunião de tribunal, não era lugar de criança estar chorando e cachorro estar latindo”.

“Não tinha cachorro no meio, tinha uma criança”

    • Em seu discurso na Aleam, Serafim  Corrêa estranhou o desembargador ter mencionado “um cachorro” no meio da questão envolvendo a advogada e sua criança.
    • “Não entendi porque ele meteu o cachorro no meio, já que não tinha nenhum cachorro no meio. Tinha uma criança chorando e a criança tem direito de chorar. É a maneira com a qual ela se comunica”, lamentou Serafim, defendendo o direito da advogada de exercer o papel de mãe e de trabalhar em seu ofício.

OAB/AM solidária a Malu

Jean Cleuter – Foto: Divulgação
    • A OAB/AM, por meio do presidente Jean Cleuter, da vice-presidente Denise Aufiero e da secretária-geral, Omara Gusmão, emitiu nota de solidariedade à advogada Malu Borges.
    • Eis um trecho da nota: “O advento das audiências virtuais possibilitou a muitas mães advogadas, como a profissional ora apoiada, exercer a advocacia com plenitude que, em outros tempos, poderiam tão somente exercer a maternidade. Sobre a equivocada afirmação do desembargador de que ‘é preciso ver a ética da advogada’, deve ser esclarecido que a Dra. MALU BORGES NUNES, ao participar de uma sessão remota de julgamento no TJ/AM, dentro de sua residência e ao lado de sua filha, não cometeu qualquer infração disciplinar e nem violou preceito do Código de Ética e Disciplina da OAB”.

Adjuto Afonso solto em Pauini

Foto: Divulgação
    • Candidato à reeleição, o deputado Adjuto Afonso (UB) deu a largada da sua campanha no interior do Estado em Pauini, sua terra natal, onde desembarcou na segunda-feira (22) na companhia do filho, vereador Diego Afonso (UB), candidato à Câmara Federal.
    • Adjuto foi recebido pelo seu irmão, prefeito Renato Afonso (PSD), e pelo vice-prefeito Paulo da Gasolina (PL), além de vereadores, lideranças, amigos e familiares.
    • No município, o parlamentar manifestou apoio à reeleição do governador Wilson Lima (UB) e defendeu propostas  direcionadas ao crescimento da economia e à geração de emprego e renda no Estado.

Ciro defende ZFM e ataca Forças Armadas

Foto: Divulgação
    • Sem papas na língua, o candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, soltou o verbo em entrevista ao Jornal Nacional, da Rede Globo, na terça-feira (23).
    • Ciro defendeu o modelo Zona Franca de Manaus e disparou ataques às Forças Armadas que, segundo ele, “foram coniventes com o desmatamento na Amazônia”.
    • “O Brasil perdeu o senhorio sobre o seu território”, disse Ciro, assegurando que ZFM e segurança nas fronteiras serão prioridades máximas de seu futuro governo se obtiver sucesso nas urnas de outubro.

Inferno astral de David Reis com garis

    • Os incidentes ocorridos na última segunda-feira na Câmara Municipal de Manaus azedaram as relações entre o vereador e candidato a deputado federal David Reis (Avante) e um grupo de garis que foi à CMM em busca de apoio aos seus direitos trabalhistas.
    •  Os garis são ex-funcionários da empresa Mamute Conservação e queriam que Reis os apoiasse na luta pelo recebimento de direitos que a Mamute protela há dois meses.
    • Além de não corresponder às expectativas dos trabalhadores de limpeza pública, David se irritou com os protestos manifestados. O tempo fechou. Houve ameaça de tumulto, levando o vereador a desabafar: “Isso aqui não é casa de Mãe Joana”.

“Votar nesse cara, nem pensar, ele já era”

    • A escaramuça entre David Reis e os garis da Mamute resultou em postagens não republicanas nas redes sociais contra o vereador-candidato.
    • Em mensagem enviada a coluna pelo aplicativo Whatsapp, um gari mandou recado a Reis: “Votar nesse cara, nem pensar, nem morto, ele já era nas eleições”.
    • Quem ficou de boa com os garis foi o vereador Rodrigo Guedes (Republicanos), que repudiou o comportamento de Reis na segunda-feira, mandando-o “se mancar e respeitar os trabalhadores”.
    • Não por acaso Guedes é concorrente de David na briga por uma cadeira de deputado federal no Congresso Nacional.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.