
As obras de infraestrutura na BR-319 avançam com frentes de trabalho simultâneas que envolvem desde a reconstrução de pontes até serviços de pavimentação. O destaque atual é a ponte sobre o rio Autaz Mirim, que já está em fase de conclusão. Localizada no município de Careiro da Várzea (distante 25 quilômetros de Manaus), a estrutura é fundamental para restabelecer a trafegabilidade segura na rodovia que liga o Amazonas ao restante do país.
O progresso das intervenções é fruto da articulação do senador Eduardo Braga junto ao Governo Federal. A parceria garantiu não apenas a continuidade dos serviços atuais, mas também a contratação de novos empreendimentos estratégicos para o estado.
Estágio das obras em pontes
Durante fiscalização técnica realizada nesta segunda-feira (9/2), foi verificado que a ponte sobre o rio Curuçá já está totalmente reconstruída e liberada para o tráfego. Já na ponte sobre o rio Autaz Mirim, que desabou em 2022, os trabalhos seguem o cronograma do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Os principais avanços na estrutura incluem os seguintes pontos:
- Concretagem das últimas estacas de sustentação.
- Início do lançamento das vigas principais.
- Preparo para a concretagem da laje superior.
A expectativa oficial é que a ponte sobre o rio Autaz Mirim esteja pronta para o tráfego de veículos na segunda quinzena de março de 2026.
Pavimentação e novos contratos
No chamado Lote C da BR-319, que compreende 52 quilômetros, as máquinas continuam em operação. Atualmente, 20 quilômetros já possuem contrato e estão em execução, sendo que 11 quilômetros de asfalto já foram entregues. Os outros 32 quilômetros restantes do lote devem ser contratados ainda este ano.

“Os desafios existem, mas quem acompanha de perto sabe que, quando há responsabilidade e compromisso, o avanço acontece. A BR-319 não precisa de barulho, precisa de compromisso” afirmou o senador Eduardo Braga.
Fim das travessias por balsa
Outro avanço importante é a substituição de antigas pontes de madeira por estruturas definitivas de concreto. Já foram contratadas três novas pontes na região da Realidade, sobre os igarapés Fortaleza, Realidade e Santo Antônio.
Além disso, a ponte do rio Igapó-Açu teve sua homologação publicada e o contrato será formalizado ainda neste mês de fevereiro. Essa obra é considerada histórica, pois eliminará a última travessia por balsa ainda existente ao longo da rodovia.
Manutenção no período chuvoso
Diante do rigoroso período de chuvas na região amazônica, as equipes técnicas intensificaram as ações de manutenção corretiva. A operação inclui serviços de tapa-buracos, remendos profundos e reciclagem do pavimento em pontos críticos.
A partir desta semana, uma nova frente de recuperação será iniciada no trecho que vai da Vila do Zero, no Careiro da Várzea, até o quilômetro 198. O objetivo é garantir que a estrada suporte o fluxo de veículos e o impacto das chuvas sem interromper a conexão entre os municípios.
ASCOM: Cléo Pinheiro










