Arquitetura Oca Niemeyer alcança 70% de execução e mantém entrega prevista para dezembro

Oca Niemeyer alcança 70% de execução e mantém entrega prevista para dezembro

Obra da Oca Niemeyer avança e Prefeitura prepara novo polo turístico na zona Leste - Foto: Carlos Oliveira e João Viana/Semcom

O avanço das intervenções urbanas nos bairros periféricos traz para o centro das atenções o impacto real dos grandes investimentos no turismo e na economia local. Na manhã desta terça-feira, dia 18 de agosto, o prefeito Renato Junior esteve no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste de Manaus, para acompanhar os trabalhos na Oca Niemeyer, estrutura principal do futuro parque Encontro das Águas Rosa Almeida.

O projeto assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer atingiu a marca de 70% de execução e entra na fase final de concretagem, mantendo o prazo de entrega previsto para dezembro.

Composta atualmente por uma base de sete metros de altura, a estrutura da Oca Niemeyer chegará aos 21 metros quando finalizada, recebendo esferas que simulam o encontro entre os rios Negro e Solimões. O projeto busca valorizar a vista natural da região, unindo o traço do consagrado arquiteto à paisagem amazônica.

O prefeito ressaltou a importância de resgatar projetos históricos para impulsionar a economia da periferia e descentralizar o fluxo turístico da cidade.

“Isso aqui é uma obra brasileira que leva a assinatura de Oscar Niemeyer, é a primeira da história do Amazonas cunhada pelo arquiteto. Hoje estamos fazendo a última concretagem da oca e já chegamos a 70% dessa obra. É motivo de muito orgulho poder pegar esse verão e acelerar bastante uma obra iniciada depois de tanto tempo engavetada no Colônia Antônio Aleixo”, afirmou o prefeito Renato Junior.

A promessa da gestão municipal é transformar a zona Leste em um novo polo cultural e gastronômico, unindo pratos típicos e a contemplação do ecossistema local.

“Qual é o lugar do mundo em que você vai ter a vista para o Encontro das Águas, comendo jaraqui e tendo a oca de Oscar Niemeyer, um dos maiores arquitetos do mundo? Para mim, é motivo de alegria, de orgulho e de pertencimento. Daqui a 10, 20, 30 anos, nós vamos poder voltar aqui e ter orgulho daquilo que nós temos de maior valor, a nossa terra, nossa cultura, nossa culinária e a nossa atração turística”, destacou o prefeito

Qualificação comunitária

Para que o investimento traga retornos concretos aos moradores do Colônia Antônio Aleixo, a prefeitura prevê a capacitação de turmas da própria comunidade para atuar como guias turísticos locais, incluindo treinamento em idiomas estrangeiros.

Os principais eixos da proposta de integração comunitária abrangem os seguintes pontos:

  • Formação bilíngue e qualificação profissional de moradores do bairro.
  • Recepção e condução de visitantes com foco na história e cultura amazônica.
  • Estímulo ao comércio local e geração de emprego e renda na zona Leste.
  • Inserção do bairro nos roteiros das agências de turismo nacionais e internacionais.

Ao detalhar o plano de capacitação, o prefeito enfatizou o objetivo econômico da medida.

“Vamos treinar e capacitar turmas dentro do Colônia para se tornarem bilíngues e receberem os turistas por aqui. Isso é mais do que uma administração de respeito e carinho, é uma demonstração de que estamos dispostos a trazer para dentro de Manaus e para dentro da zona Leste turismo, recursos, dólar, euro, geração de emprego e renda. Não será apenas um ponto de visitação, mas um ponto de conhecimento turístico da nossa história, da nossa cultura e também da nossa culinária”, ressaltou o prefeito.

Vistoria com imprensa

A agenda de fiscalização contou com a presença de dirigentes e profissionais dos principais veículos de comunicação do Amazonas. Acompanharam a vistoria Inácio, da Band Amazonas; Dissica Calderaro, de A Crítica; Sérgio Bringel, da TV Norte; Daniel Anzoategui, da Difusora; Miguel Mourão, do Maskate; e Ronaldo Tiradentes, da Rádio Tiradentes, acompanhado de Roger Moreno e Edson Cunha. Representantes da Rádio Mix também estiveram no local.

Em pronunciamento às equipes de imprensa, a gestão enfatizou o papel dos meios de comunicação na projeção da capital.

“Vocês são vozes para Manaus e para o Amazonas. Hoje, por meio da internet, as emissoras de TV e rádio chegam ao mundo. Quando vocês vêm aqui, não estão presenteando apenas o prefeito, mas os trabalhadores e trabalhadoras que estão construindo essa obra”, declarou Renato Junior.

Planejamento urbano

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (IMPLURB), Antônio Peixoto, destacou o simbolismo da obra para o futuro da capital amazonense e a relevância de criar novos cartões-postais fora do Centro Histórico.

“Hoje é um dia histórico para todos nós. Daqui a 10, 20, 30 anos, teremos a oportunidade de dizer que participamos da concretagem da Oca Niemeyer, um projeto pensado por Oscar Niemeyer, de frente para o Encontro das Águas. Esse projeto tem potencial para se tornar um dos principais cartões-postais de Manaus, do Amazonas e do Brasil, pois reúne arquitetura, turismo, cultura, história e a valorização da zona Leste”, concluiu o diretor-presidente Antônio Peixoto.

Fonte: ASCOM | Alessandra Taveira/Semcom

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.