Mercedes-Benz fabrica carro com controle mental

Foto: Divulgação

A Mercedes-Benz está apresentando um avanço na interação homem-veículo, em que o motorista só vai precisar pensar para onde quer ir que o carro o levará até o destino. Pelo poder da mente, a pessoa também poderá controlar a luz ambiente ou a música que estiver tocando.

No IAA Mobility 2021, realizado recentemente em Munique, na Alemanha, a fabricante divulgou a incorporação de interfaces cérebro-computador (BCI) para seu carro conceito Vision AVTR. Apresentado no ano passado, na CES 2020, o automóvel parte da ideia de ser um avatar do motorista (sim, tendo inspiração no clássico filme de James Cameron). Naquele momento, o conceito mostrou ser capaz de reconhecer os motoristas por seus batimentos cardíacos e padrões de respiração, por exemplo.

A tecnologia de controle do carro pela mente, como está atualmente, exige que a pessoa use um dispositivo BCI com eletrodos vestíveis na parte de trás da cabeça. Esse tipo de headset consegue ler as ondas cerebrais, que podem então ser traduzidas em ações para o veículo.

Segundo a Mercedes-Benz, após um breve processo de calibração (de cerca de um minuto), qualquer pessoa será capaz de realizar algumas funções dentro do carro usando seus pensamentos. Funciona com os usuários precisando apenas se concentrar em pontos de luz específicos no painel digital para o sistema BCI determinar em qual deles está sendo focado. Assim, é acionada uma função predefinida.

De forma mais detalhada, o dispositivo BCI mede a atividade neuronal no córtex em tempo real. Ele analisa as ondas cerebrais medidas e reconhece para quais pontos de luz o usuário direciona seu foco e atenção total (interface de detecção de atenção).

Quanto mais forte for o foco, maior será a atividade neuronal. O dispositivo então aciona a função-alvo no veículo.

Para o futuro

Foto: Divulgação

Os visitantes da IAA Mobility 2021 puderam experimentar o recurso de controle mental pessoalmente, interagindo com o carro em tempo real. Como traz a Mercedes, “semelhante à conexão neuronal entre os Na’vi e a natureza no visionário blockbuster de Hollywood, Avatar”.

Britta Seeger, membro do Conselho de Administração da Daimler AG e Mercedes-Benz AG, aponta que a tecnologia BCI funciona de forma totalmente independente da fala e do toque. “Isso abre possibilidades revolucionárias para interação intuitiva com o veículo”.

Apesar de tudo, a Mercedes deixa claro que a tecnologia não deverá estar nos veículos de consumo tão cedo. Entretanto, a montadora alemã deixa bem claro que controlar um carro pelo pensamento não é mais um poder exclusivo da ficção científica.

Fonte: Site Olhar Digital

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.