Mendonça critica ativismo judicial e diz que Supremas Cortes têm de garantir a estabilidade

Ministro do STF afirmou que o papel de um juiz tem de ser o de ‘autocontenção’

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF) - Foto: Ton Molina/Estadão Conteúdo

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou o ativismo judicial, nesta sexta-feira, 15. Ele disse que a mais alta Corte de um país tem de garantir a estabilidade na sociedade.

Conforme o juiz do STF, essa doutrina do Direito tem uma “carga ideológica muito forte”. Portanto, na medida em que tenta corrigir distorções sociais, acaba “suplantando outros Poderes”, constatou o ministro.

“É muito interessante ter ativismo judicial quando se é maioria”, observou Mendonça, durante a Convenção Anual da Associação Brasileira de Juristas Conservadores (Abrajuc). “E quando a maioria é inversa? Vamos defender o ativismo? Por isso, é preciso ter cuidado.”

Mendonça fala em “autocontenção” de Supremas Cortes

andré mendonça - evento - brasília - foto de cristyan costa
O ministro do STF André Mendonça, durante palestra da Abrajuc, em Brasília — 15/3/2024 – Foto Cristyan Costa/Revista Oeste

Mendonça disse ainda que o mais alto Tribunal de um país precisa ter o papel de “autocontenção”, por seus integrantes terem chegado lá pela via indireta: indicação de um presidente e sabatina no Senado. O magistrado acrescentou que, apesar de ele próprio discordar de determinadas leis, entende que seu papel é respeitar o que se decide no Parlamento, corrigindo eventuais distorções de caráter constitucional. “Não posso ir além do meu papel.”

Fonte: https://revistaoeste.com/politica/mendonca-critica-ativismo-judicial-e-diz-que-supremas-cortes-tem-de-garantir-a-estabilidade/

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.