Borboleta, carro e bolo confeitado: casas em formatos inusitados chamam atenção em Manaus

Borboleta, carro e bolo confeitado: casas em formatos inusitados chamam atenção em Manaus - Foto: Karla Mendes | g1 AM

Já imaginou morar em uma casa em formato de bolo confeitado? Ou ter a sensação que está entrando em um carro toda vez que chega em casa? E até mesmo morar em uma casa em formato de borboleta? Em Manaus, residências com formatos diferentes chamam atenção do público e contam histórias curiosas.

O g1 visitou os locais, algumas construções com mais de 100 anos, e conversou com moradores sobre os prédios.

Quem passa pela rua Kako Caminha, no bairro Presidente Vargas, logo vê uma casa com a fachada vermelha, em formato de um carro. A fachada foi construída em 1956 e faz sucesso nas redes sociais.

Casa em formato de carro gera curiosidade em quem passa pela rua Kako Caminha – Foto: Ricardo Lima | Rede Amazônica

A moradora da casa, a médica Karine Alves, conta que a construção foi ideia do avô, Bonifácio Mendes de Azevedo.

“Ele chegou e disse: Quero uma casa que ande! E resultou nessa fachada magnífica”, explicou.

Karine diz que o formato da casa chama atenção de amigos e até turistas. A médica conta que algumas pessoas já procuraram para comprar a casa.

“Os amigos acham super diferente o formato da casa. Muitas pessoas me falaram que sempre tiveram o sonho de entrar lá, sem falar dos turistas que passam e pedem para tirar fotos. Tem franceses, italianos. Teve até um primo meu que foi para o Canadá e viu a foto da casa em um museu de lá”, relembrou.

Na Avenida Joaquim Nabuco, Centro de Manaus, uma casa centenária em formato de bolo também chama atenção. A residência foi construída por volta de 1920 e segundo pessoas que trabalham no local, foi um presente de pai para filha.

Casa em formato de bolo foi construída na década de 1920 – Foto: Ricardo Lima | Rede Amazônica

A casa conta com detalhes em cada canto: um topo com linhas onduladas no telhado, segundo andar com três janelas, uma mureta com detalhes geométricos. Todos lembram um bolo confeitado.

No interior dela não há moradores e atualmente a casa está a venda. No mesmo terreno, ao redor, existe uma vila com seis casas e no fundo do quintal funciona uma empresa privada.

O g1 entrou em contato com a família responsável pela casa, mas eles preferiram não conceder entrevista. A reportagem conversou com funcionários da empresa privada que funciona no interior da casa.

Eles contaram a história de que a casa foi uma homenagem feita por um pai para a filha que estava completando 15 anos, na época. Foi um presente que foi ultrapassando gerações.

Atual residente da casa com fachada de borboleta conta que mora no local desde a década de 1970 – Foto: Ricardo Lima | Rede Amazônica

No final do Beco São Lázaro, no bairro São Geraldo, uma casa com fachada similar a uma borboleta, com antenas e em tons de azul, verde e branco se destaca. É a casa de Ivanete Souza, de 63 anos, que mora no local desde 1970.

“Quando eu mudei pra cá a casa já era assim. Nós compramos a casa de um senhor já de idade, mas ele nunca nos disse o motivo de ter feito uma casa de borboleta. Na época eu não me perguntei muito o motivo. Só aceitei esse formato”, relembrou.

Hoje em dia a casa precisa de reparos, está com a estrutura rachada e sem nenhum morador. Ivanete justifica que não faz reformas no imóvel, pois têm o desejo de manter o lugar como foi construído.

“Algumas pessoas já chegaram a ficar na frente da casa e tirar fotos. Antes eu até estranhava, mas agora já é normal”, conta.

https://g1.globo.com/am/amazonas/video/g1-amazonas-mostra-algumas-casas-curiosas-de-manaus-10318783.ghtml

Por Karla Mendes | g1 AM

Fonte: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2022/02/20/borboleta-carro-e-bolo-confeitado-casas-em-formatos-inusitados-chamam-atencao-em-manaus.ghtml

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.