Mais de 700 proposituras foram apresentadas por William Alemão na CMM até o momento

Fotos: Assessoria

Em quase sete meses de mandato, o vereador William Alemão (Cidadania) já apresentou 716 proposituras até o momento, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), entre projetos de lei (PL) e de resolução (PR), requerimentos, moções e indicações. Desse total, aproximadamente um terço das matérias é composto por solicitações de recapeamento com tapete asfáltico, levadas ao poder executivo,  para demandas oriundas dos quatro cantos da cidade.

Os itens formalizados por meio de requerimentos, também abrangem serviços nas áreas de educação, limpeza pública, esporte, saúde, transporte e mobilidade urbana.

Ao número em questão estão acoplados, ainda, nove PLs, dois PRs, 29 indicações e nove moções, e todo esse saldo está lincado ao nível de produtividade registrado pela Câmara no primeiro semestre de 2021, que aumentou aproximadamente 370%, em relação ao mesmo período do ano passado.

“São dados importantes. É bom poder contribuir com os números da 18ª Legislatura, em tão pouco tempo como vereador de primeiro mandato. Continuamos nos bairros, nas comunidades, sem distinção. Temos uma equipe de profissionais compromissados com a causa, imbuída em fazer o melhor pelas pessoas de bem desta cidade, que tanto amamos. Cada ação, da menor a mais relevante, representa muito nesse momento”, destaca William Alemão.

Em relação às propostas de recapeamento, encaminhadas por Alemão à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), destacam-se os serviços solicitados para áreas como a Avenida Liberdade, no Colônia Terra Nova; rua Guimarães Rosa, no Nova República; rua das Estrelas, Parque das Tribos, no Tarumã; rua Mar Cáspio, também no Tarumã; rua Rhodes, quadra 221, do conjunto Nova Cidade; Alameda B e rua Bonsai, no Lago Azul; rua das Madeiras, Terra Nova 3, em frente à igreja São Francisco; ruas Parintins e Piquiazeiro, também no Terra Nova 3; ruas 12, 13, 14, 15,18, 19, 22, 23, 24, 25, dos Tuias, Cangerana,  Joaquim Cruz Pontes, Rio de Janeiro, Vaticano, Cali, Panamaribo, Caracas, Manila, Viena, Beirute, Luanda, Teerã, Deusdete Cabral, W. Normando, Genebra, Hanoi, Bucarest, Luzaka, Cairo, Bagdá, Berna, Túnis, Belgrado, Bonn, Sana, Trípole, Croto, Ancara, Celta, Rabat, Bangkok, Nova Delhi, Oslo, Nicosia, Ulisses Tapajós, Riad, Kampala, Damasco e Varsóvia, e Avenidas Tóquio, Genebra e do Futuro, todas no bairro Planalto, zona Centro-Oeste de Manaus.

Em bairros da zona Norte como o Monte das Oliveiras, os pedidos foram para serviços em ruas como Acaiaca, Aurora Rego, Crendiuva, Amora Preta, Faveiro, Angico Branco, Monte Talo, Parica e Canudeiro. No Santa Etelvina, a atenção destina-se ás ruas Santa Bibiana, Bacabal, Palmeiras, Mulateiro, Bolívia, Apixana, Samambaia, Jenipapo, e travessa Dona Anita.

Na zona Centro-Oeste, o atendimento seria para as ruas Tiradentes, Padre Manuel da Nóbrega (próxima a Liga Amazonense contra o Câncer (Lacc) e Avenida Pedro Teixeira, no Dom Pedro.

Outros serviços

Ainda referente à infraestrutura, destaque para reformas em campo de futebol como o localizado na Rua A3, do Nova República; o da Ilha, no conjunto Ajuricaba, bairro Alvorada; e o do conjunto Canaranas, na Cidade Nova, zona Norte.

Também fazem parte da lista de requerimentos produzidos pelo gabinete de William Alemão, os quesitos drenagem e contenção da beira de igarapé, demandado para a travessa Jenipapo, no Santa Etelvina; a restruturação de terreno que cedeu na rua Parintins, no Terra Nova 3, atrás da escola Ana Lúcia; a reforma da rede de esgoto na rua Matambu, no Monte das Oliveiras; a retirada de lixeira viciada, reparos em ponte e serviços de retirada de vazamentos de água e drenagem, com troca de tubulações, na comunidade Gilberto Mestrinho, bairro Compensa 3, zona Oeste.

Educação

Junto à Secretaria Municipal de Educação (Semed), Alemão solicitou, entre outras necessidades, serviço de reforma para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldir Garcia. O requerimento, de número 3677/2021, foi apresentado no último dia 28 de junho. No documento, Alemão justifica o pedido, com base na grande quantidade de água parada, matagal alto e sujeira no local, que estaria inviável para utilização das crianças, principalmente.

Antes, porém, em 23 de março, o parlamentar já havia sugerido a construção de creches e a reforma da Escola Municipal Síria Mamed, no Santa Etelvina

Limpeza

Com a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), a “conversa” tem se baseado nos serviços de capinação, limpeza e instalação de lixeiras, em várias áreas da cidade. Ressalta-se aqui, a necessidade de serviços no igarapé da rua Novo Paraíso, no Parque São Pedro, e a revitalização da Praça Dulcinéia Borges, no Parque Dez, zona Centro-Sul.

Saúde

A reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Almir Pedreira, localizada na rua Claudiano Moreira, no Lagoa Verde; e a reativação da Casinha de Saúde da rua Veneza, no bairro da Paz, zona Centro-Oeste, também estão entre as prioridades dos requerimentos.

Ônibus

O transporte coletivo de Manaus tem recebido atenção especial de William Alemão e as demandas são muitas do vereador, junto ao Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu). Entre as principais estão: aumento na fiscalização; maior oferta de veículos para a linha de ônibus 430; realização de estudo técnico para transformar em mão única, a rua Voluntários da Pátria, no sentido Avenida Brasil para Avenida São Jorge, na Compensa; fiscalização do Complexo Viário da Constantino Nery, ministro Roberto Campos; remanejamento do horários nas linhas 350, 010, 440, 081, 082, 128 e 002, que passam nos shoppings Manauara e Amazonas; mais iluminação e faixa de pedestre para o T1.

Das outras iniciativas, Alemão cobrou o envio dos contratos firmados entre a Prefeitura de Manaus e as empresas de transporte público coletivo, celebrados no fim de 2020 e vigência para 2021, com o objetivo de acompanhar todo o funcionamento do sistema e dar respostas mais rápidas sobre o assunto à sociedade como um todo.

Por Assessoria de Comunicação do vereador

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui