Educação Estudantes do Amazonas correm contra o tempo para pedir isenção do PSC...

Estudantes do Amazonas correm contra o tempo para pedir isenção do PSC da UFAM

Foto: Euzivaldo Queiroz/ SEDUC

O sonho de cursar uma faculdade pública começa muito antes do dia da prova e exige atenção redobrada aos prazos burocráticos. Para os estudantes da rede estadual que estão cursando a 1ª e a 2ª série do Ensino Médio, a semana traz uma missão importante. Entre os dias 23 e 24 de fevereiro, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) abre o período para a solicitação de isenção da taxa do Processo Seletivo Contínuo (PSC). Essa é a oportunidade de garantir a participação nas etapas iniciais do vestibular seriado sem custos.

Critérios para o benefício

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por meio da Comissão Permanente de Concursos (COMPEC), estabelece regras claras para os candidatos que buscam a gratuidade. É necessário estar matriculado na rede pública e pertencer a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. O processo deve ser feito exclusivamente pela internet, no sistema PSConcursos.

Apoio aos estudantes

Para evitar que os jovens percam a oportunidade por falta de acesso técnico, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar utiliza o projeto “Eu na Universidade”. A iniciativa mobiliza as escolas para auxiliar quem não consegue fazer a inscrição em casa.

“As escolas irão se mobilizar para fazer a inscrição de seus alunos que não tem condições de fazer em casa”, explicou o coordenador do projeto, Alfredo Soares.

Ele reforça que o foco é incentivar a participação nos vestibulares da UFAM, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Instituto Federal do Amazonas (IFAM).

Datas e locais de prova

As avaliações do PSC já possuem data marcada para o dia 7 de junho de 2026. Além de Manaus, as provas serão aplicadas em diversos municípios, como Parintins, Manacapuru, Itacoatiara, Tefé, Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira. A lista completa inclui também Benjamin Constant, Coari, Codajás, Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Santo Antônio do Içá e São Paulo de Olivença.

Planejamento é fundamental

O sistema seriado avalia o conhecimento ao longo dos três anos do Ensino Médio, o que exige constância do aluno. Perder o prazo de isenção ou de inscrição na primeira etapa compromete a pontuação acumulada para o ingresso final em 2027 ou 2028. Por isso, pais e responsáveis devem conferir o edital completo no portal da COMPEC e reunir a documentação necessária para os apenas dois dias de prazo disponíveis.

Fonte: https://www.agenciaamazonas.am.gov.br/noticias/alunos-da-rede-estadual-de-ensino-terao-dois-dias-para-solicitar-isencao-para-o-psc-da-ufam/

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.