Deputado denuncia uso do serviço de emissão de RG para captação de votos

O parlamentar disse que pessoas ligadas ao Governo do Amazonas abordam cidadãos que procuram o serviço de emissão de identidade para pedir votos para políticos aliados de Wilson Lima

Deputado Dermilson Chagas - Foto: Aguilar Abecassis

O deputado estadual Dermilson Chagas (Republicanos) disse que o sistema de emissão de carteiras de identidade (ou registro geral – RG) está sendo utilizado por políticos que visam a reeleição no próximo pleito. O parlamentar destacou que pessoas ligadas ao Governo do Amazonas abordam cidadãos que procuram o serviço de emissão de cédula de identidade para pedir votos para políticos que são aliados do governador Wilson Lima.

Entretanto, o deputado Dermilson Chagas informou que recebeu a denúncia do uso do sistema de emissão de cédulas de identidade para captação de votos para políticos de pessoas que conseguiram obter o RG e depois receberam ligações telefônicas de pessoas ligadas a políticos, solicitando que elas votem nesses políticos. De acordo com o deputado, a ação eleitoreira estaria sendo realizada sem a anuência do governador Wilson Lima.

“Aqui, no Amazonas, se tira a identidade só para determinadas pessoas e, depois, pessoas ligadas a alguns políticos fazem ligações para elas pedindo voto para políticos ligados ao governador. Eu sei que o governador não está sabendo disso, porque não estão pedindo voto para ele, estão pedindo votos para esses políticos. Não é pedindo para o Wilson Lima, é para um candidato X. Não é justo o que estão fazendo, por isso estou denunciando esse crime”, enfatizou o deputado Dermilson Chagas.

Em diversos municípios do interior do estado, existe uma carência do serviço de emissão de carteira de identidade, por essa razão, muitas pessoas vêm a Manaus para obter o documento, que, na maioria das vezes, é utilizado para dar entrada ou renovar benefícios sociais, como aposentadoria, Seguro-Defeso, auxílio-maternidade e auxílio-doença, entre outros.

PACs fechados

Em setembro do ano passado, mesmo com a diminuição dos casos de Covid-19 em Manaus, o deputado Dermilson Chagas denunciou o fechamento de vários postos do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC). O serviço de emissão de registro geral ficou paralisado por vários meses e depois o Governo do Amazonas passou a realizar ações eleitoreiras em alguns bairros carentes de Manaus, disponibilizando a emissão do documento.

“O que é mais esquisito é que nós vimos ações soltas em bairros, com atividades de expedição de carteira de identidade, e a população que procurava os PACs não encontrava a emissão do documento. Qual o motivo disso?”, questionou o deputado Dermilson Chagas.

Coordenação de Comunicação: Guilherme Gil e Kelriane Costa

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.