Crianças indígenas de 5 a 11 anos do Parque das Tribos são vacinadas

Studio 5 começa atendimento ao público infantil

Foto: Camila Batista/Arquivo Semsa

A Prefeitura de Manaus avança em mais uma etapa da vacinação infantil. Neste sábado, 29 de janeiro, crianças indígenas de 5 a 11 anos, que moram no Parque dos Tribos, zona Oeste, receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. E para facilitar o acesso de quem mora na zona sul, o Studio 5 Centro de Convenções, passou a funcionar como ponto de vacinação para as crianças que fazem parte do público geral.

O sábado foi dia de proteger a saúde das crianças indígenas de 5 a 11 anos, que moram no Parque dos Tribos. A  Prefeitura de Manaus,  por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Semsa, criou um ponto de atendimento temporário na escola municipal Professora Tereza Cordovil, das 9 da manhã às 2 da tarde. As crianças indígenas fazem parte do grupo prioritário 2 na campanha de vacinação. A Semsa já levou o imunizante às  crianças quilombolas e indígenas warao.

Foto: Antônio Pereira / Semcom

A Secretária Municipal de Saúde, Shádia Fraxe, acompanhou os trabalhos das equipes e reforçou que a vacina é segura, e é uma importante arma para quebrar a cadeia de transmissão.Basta compararmos janeiro do ano passado com este janeiro. Precisa estar junto para vencer essa pandemia.”

A Prefeitura espera vacinar aproximadamente 250 crianças indígenas que moram no entorno e dentro do Parque das Tribos. Para o cacique e líder da comunidade, Ismael Munduruku, a iniciativa da Semsa, representa cuidado e respeito com as crianças indígenas. “Além de ser um grande feito por parte da Semsa e prefeitura, é uma forma de obter essa segurança, é através da vacina.”

Edneia de 12 anos, da etnia dessano, está feliz e aliviada pela proteção que a vacina proporciona contra o coronavírus.Essa doença levou muita gente e eu lamento. Tenho medo de agulha, mas ela é a salvação da nossa vida.”

A mãe dela, dona Ambrosina de 53 anos, também aproveitou o momento para tomar sua terceira dose.Eu já estou aliviada porque tomei minha terceira dose.”

Studio 5 começa atendimento ao público infantil

E para facilitar o acesso ao imunizante pelo público geral, além dos quatro pontos de vacinação, exclusivos para as crianças, a Prefeitura de Manaus criou mais um no Studio 5 Centro de Convenções, na zona Sul. Neste sábado, o local já começou a receber as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiência, e as de 6 a 11 anos sem doenças preexistentes. “A vacinação das crianças tem vários pré-requisitos.”

O local vai funcionar de segunda a sábado, das 9 da manhã às 4 da tarde. No total, a prefeitura disponibiliza cinco postos exclusivos de vacinação para levar os pequenos. A meta da Semsa, definida pelo Ministério da Saúde, é vacinar 90% da população de 5 a 11 anos, estimada em 260 mil crianças.

Por Vanessa Goudim / Semsa

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.