Audiência debate interiorização e instalação de polo da Defensoria Pública, no Alto Rio Negro

Foto: Divulgação

O deputado estadual Sinésio Campos (PT) defendeu a necessidade de implantação de um polo da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), na região do Alto Rio Negro, durante audiência pública proposta por ele, na manhã desta sexta-feira (14), no Ginásio Arnaldo Coimbra de São Gabriel da Cachoeira. Com o apelo, a prefeitura de São Gabriel decidiu doar um terreno à defensoria. A articulação, entre os poderes legislativo e executivo, visa descentralizar a atuação da   DPE-AM da capital para áreas mais carentes do interior.

Para o defensor público-geral do Estado do Amazonas, Ricardo Queiroz de Paiva, que esteve presente na audiência, a aquisição do terreno para a construção de uma unidade da defensoria significa o empoderamento da população. “Nós recebemos a doação de um terreno da prefeitura de São Gabriel da Cachoeira, na rua Álvaro Maia, o que irá permitir a construção de uma sede, nessa região do Alto Rio Negro. É um projeto ousado e, com isso, pretendemos enraizar e solidificar a presença da defensoria junto à população”, defendeu Ricardo de Paiva.

Representando o governo do Amazonas, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, salientou que as políticas públicas devem alcançar todos os municípios e que o governo tem se esforçado para isso. “O governo apoia a expansão do trabalho da defensoria, assim como a Assembleia Legislativa, por meio do deputado Sinésio Campos, que contribui com emendas e torna possível uma ampliação desse porte”, destacou Taveira.

O deputado estadual Sinésio Campos afirmou que o maior legado dessa audiência foi ouvir a população. “Esperamos que com essa ampliação a Defensoria Pública do Estado do Amazonas alcance de fato o cidadão que está nas comunidades e que, muitas vezes, tem dificuldade de ir até a sede do município. Precisamos dar a oportunidade do acesso aos serviços da defensoria aos mais carentes do interior, principalmente, aos ribeirinhos, indígena e aos negros”.

A audiência pública foi presidida pelo deputado estadual Sinésio Campos e contou com a participação do prefeito de São Gabriel da Cachoeira, Clovis Saldanha (Curubão), Câmara Municipal de São Gabriel e população do município.

Os municípios que contemplam a área do Alto Rio Negro são Barcelos, Santa Izabel do Rio e São Gabriel da Cachoeira.

Por Assessoria de Comunicação / Jéssica Trajano (92) 99224-6013 e Ytallo Byancco (92) 98118-7345

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.