Atriz amazonense lança projeto de dramaturgia infantil com acesso gratuito na Internet

Foto: Divulgação

A atriz, diretora de teatro e produtora cultural Narda Telles lançará, no próximo dia 26 (sábado) de dezembro, o projeto “Links que contam histórias: Dramaturgia infantil pra ler agora”, que é composto de três livros digitais que são acompanhados de vídeos para estimular a criança a ler obras teatrais.

As obras estarão disponível para acesso gratuito nas plataformas Flipsnack e YouTube somente a partir do dia 26.

Para acessar os livros basta clicar: https://www.flipsnack.com/NardaTelles/links-contam-hist-rias-dramaturgia-infantil-pra-ler-agora.html

Para acessar os vídeos basta clicar:

https://www.youtube.com/channel/UCshiV2IvoqQroWP9ofpZ7KQ

O projeto foi aprovado no edital da Lei Aldir Blanc, por meio do Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020, na categoria Teatro, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) da Prefeitura de Manaus.

Narda explica que cada livro digital é acompanhado de um vídeo, feito com o intuito de ser um elemento de estímulo para as crianças. “No projeto, o livro foi pensado para a criança ler mesmo. Já o vídeo, vai contar o enredo da peça e convidá-las para lerem os textos. Então, esses vídeos têm essa função de mostrar para as crianças o que é um texto dramatúrgico e contar o enredo para que ela tenha curiosidade e se interesse em ler o livro”.

O primeiro livro é intitulado “Dona Chuva e Dona Selva contra o Senhor Moto Serra”, de autoria de Francisco Cardoso e Narda Telles, com ilustrações de Pedro Terra de Sá e arte visual no vídeo de Verônica Sarmento. Narda explica que o texto é uma peça de teatro infantil que conta a história do personagem Moto Serra que quer destruir a floresta amazônica, mas, a natureza reage de forma inesperada.

A segunda obra é “Yawe: o Pequeno Peixe-Boi”, escrita por Narda Telles e Paulo Queiroz. A história é inspirada no enredo da obra “Órfãos das Águas”, de Wilson Nogueira, e traz ilustrações de Daieny Schuttz e arte visual no vídeo de Brendo Balieiro. Narda explica que a obra também é peça teatral infantil, na qual uma criança faz amizade com um peixe-boizinho, e, ao perceber que esses animais estão em extinção, torna-se um defensor da natureza.

O terceiro livro é chamado “Assembleia das Árvores” e foi escrito por Narda Telles e traz ilustrações de Denis Maerlant e arte visual no vídeo de Victoria Usova. A peça teatral infantil narra a história da luta de duas nuvenzinhas para salvar o planeta.

Obras interativas

A autora do projeto explica que em todos os textos teatrais há recursos de interação, que foram criados para estimular a criança a ler os livros. “Por exemplo, em todos os textos, quando a criança clicar no título da música, ela poderá escutá-la”, explica Narda Telles, ressaltando que os vídeos também têm função interativa.

Currículo artístico

Narda Telles é atriz, diretora, produtora artística e educadora. Ela iniciou sua carreira artística em 1980, estudando com grandes nomes do teatro: Darcy Figueiredo, Priscila Camargo, José Celso Martinez, Thierry Trémouroux, Monah Delacy, Gercilga de Almeida e Álvaro de Sá, entre outros artistas. Na área de dança, iniciou em 1986, com Conceição Souza, no Grupo Dança Viva. Depois realizou cursos com Ana Mendes, Maysa Tempesta, Omar Cláudio e Ceila Portílio, entre outros.

Atuou como atriz nos grupos teatrais O Grito, Evolução, Pombal, Vitória Régia, Origem, Cooperativa Tempo etc. Foi presidente da Associação Amazônia Arte-Mythos desde sua fundação em 2003, onde desenvolveu, junto com Paulo Queiroz, um trabalho que conquistou o reconhecimento do público em teatro/dança na cidade de Manaus. Esse reconhecimento com as pesquisas do Grupo possibilitou sua participação em renomados festivais e a conquista de um número significativo de prêmios, além da contemplação em editais como ProArte-SEC, Manauscult, Correios, Funarte 2010 e 2014 e Ministério da Cultura (Basa S/A).

Na Associação Amazônia Arte-Mythos, Narda desenvolveu projetos como “Tragecontemporâneo”, com montagens de tragédias gregas permeadas de um estudo corporal inspirado nas técnicas da dança moderna e contemporânea. “Esse estudo surgiu da necessidade de discutir a relação do homem com o poder, visto que as tragédias ‘Medéia’, ‘Prometheu’, ‘Antígona’ e ‘As Bacantes’ são frutíferas nessa temática”, destacou a artista.

Além disso, Narda produziu espetáculos infantis com temáticas voltadas ao universo amazônico, sendo que várias delas foram premiadas no Festival de Teatro da Amazônia, como “Yawê, o Pequeno Peixe-Boi”, “Dona Chuva e Dona Selva contra o Senhor Moto Serra”, “Festa na Casa de Dona Matrinxã” e “Assembleia das Árvores”.

Em 2012, Narda realizou parceria com a companhia de dança Uatê, dirigida pela bailarina e coreógrafa Mara Pacheco, que gerou dois espetáculos de dança: “Objeto Ritual” e “Karibaya”.

Atualmente, a artista montou três espetáculos infantis, sendo o primeiro com linguagem circense: “A Menina dos brincos de Ouro”. A montagem é em parceria com o ator e diretor Hely Pinto. O segundo espetáculo é “A Menina e o Tempo”, com linguagem alegórica. O terceiro trabalho é “A Incrível Viagem de Mariana”, uma montagem surrealista.

Mais informações:

    • Assessoria de Comunicação do projeto “Links que contam histórias: Dramaturgia infantil pra ler agora” – Guilherme Gil – (92) 98159-3604.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.