Arsepam inicia Operação Ano Novo nos serviços de transportes intermunicipais na sexta-feira

De sexta a domingo (30/12 a 1°/01), mais de 28 mil pessoas devem utilizar os transportes regulados pela autarquia

Um dos pontos de fiscalização da Arsepam é o Porto de Manaus - Foto: Marcos Guimarães | Arsepam

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam) deflagra, na sexta-feira (30/12), a partir das 7h, a última operação de 2022, voltada para os serviços de transportes rodoviário e hidroviário intermunicipais. Intitulada Operação Ano Novo, a ação ocorre até domingo, dia 1° de janeiro, nas principais saídas de Manaus e em três localidades do interior do estado.

A estimativa da Arsepam é de que nos modais regulados pela autarquia o fluxo de pessoas ultrapasse os 28 mil, cerca de 13% superior à operação do Ano Novo realizada em 2021. Ao todo, nesta edição, mais de 1.300 fiscalizações devem ser efetuadas.

O diretor-presidente da Agência Reguladora, João Rufino Júnior, explicou que o quantitativo de passageiros chegou aos patamares de 2019, com intensa circulação. Em 2020 e 2021, os modais rodoviário e hidroviário intermunicipais apresentaram quedas no fluxo em decorrência da pandemia de Covid-19, época com diversas medidas de restrição de movimentação.

“Estamos preparados para a última operação do ano nos sistemas de transportes intermunicipais. Nossas equipes estão a postos, juntamente com o apoio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), da Polícia Militar do Amazonas, e da Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH), para prestar o melhor serviço à sociedade”, garantiu Rufino.

O gestor reforçou, ainda, a importância de levar documentos originais com foto para conseguir embarcar nos veículos intermunicipais.

“Tivemos alguns problemas com usuários que queriam embarcar sem portar documentos de identificação. Não é possível viajar sem a comprovação por meio de documentação original com foto, seja do adulto ou até mesmo da criança. Em caso de perda ou furto, é necessário abrir um Boletim de Ocorrência (BO) e efetuar a prova por outros meios”, disse.

Rodoviário

Passageiros na área de embarque e desembarque na Rodoviária de Manaus – Foto: Marcos Guimarães | Arsepam

O Departamento de Transporte Rodoviário (DETR) da Arsepam estima que mais de 11 mil passageiros usem, no período da operação, essa modalidade para viajar ao interior do Amazonas.

As equipes da autarquia devem fiscalizar mais de mil veículos (entre ônibus, micro-ônibus, vans e similares) que operam nas modalidades regular (viagens entre terminais rodoviários), semiurbano (Manaus-Iranduba-Manaus) e fretamento eventual (sem periodicidade, com finalidade específica ou turística) e contínuo (empresas com rotas fixas contratadas por pessoas jurídicas).

Hidroviário

O Departamento de Transporte Hidroviário (DETH) da Agência Reguladora informou que, nesses três dias, mais de 17 mil usuários devem optar por viajar em embarcações dos tipos lancha rápida, barco a motor, navio a motor, expresso ou a jato e ferry boat. Neste modal, estima-se que mais de 300 fiscalizações sejam efetuadas, tendo como foco impedir a superlotação.

Postos

Equipe da fiscalização da Arsepam durante coleta de informações – Foto: Marcos Guimarães | Arsepam

No sistema rodoviário intermunicipal, as fiscalizações acontecem de modo fixo no Terminal Rodoviário Engenheiro Huascar Angelim – Rodoviária de Manaus, bairro Flores, zona centro-sul; Ponte Jornalista Phelippe Daou (Ponte Rio Negro), em Iranduba; Barreira de Fiscalização Estadual (AM-010 e BR-174), bairro Santa Etelvina, zona norte; Barreira de Fiscalização Estadual da Avenida das Flores, bairro Lago Azul (entrada do Viver Melhor 1), zona norte; Terminal Rodoviário de Itacoatiara; e na entrada de Careiro da Várzea, primeiro posto multimodal (também atende ao sistema rodoviário) da Arsepam.

No transporte hidroviário intermunicipal, a Agência Reguladora também conta com um posto no Porto de Manaus, atendendo também às balsas da Manaus Moderna, no Centro da capital. A autarquia conta ainda com uma equipe itinerante que atua sob demanda nos demais portos da capital.

Canais

Reclamações e denúncias em relação aos serviços de transportes intermunicipais, assim como do gás natural (GN) canalizado, podem ser realizadas por meio do WhatsApp (92) 98408-1799; e de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo 0800 280 8585.

De forma presencial, o órgão atende ainda das 8h às 14h, na Rodoviária de Manaus, e de modo digital pelo sistema Fala.BR (plataforma de acesso à informação), e-mail ([email protected]) e Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC).

Por Rafael Seixas/Arsepam

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