Alunos retomam desafio em robótica no Clube do Trabalhador

Torneio SESI de Robótica FIRST Lego League (FLL) - Foto: Divulgação/Ascom/FIEAM

A temporada Cargo Connect 2022 do Torneio SESI de Robótica FIRST Lego League (FLL), etapa regional, teve início na sexta-feira, 22, no SESI Clube do Trabalhador, com jovens de 9 a 16 anos, de escolas privadas e públicas. O primeiro dia de evento contou com grande animação e com as primeiras avaliações das equipes dos estados do Amazonas, Acre, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso e Roraima.

Segundo Carol Jaborandy, representante do Departamento Nacional do SESI, o reencontro presencial pós-pandemia, proporcionado pelo torneio, é de grande importância para os alunos. “A robótica está presente não só para introduzir a inovação e a tecnologia dentro da grade curricular, mas também para proporcionar a amizade, o espírito de equipe e elevar assim o potencial dos participantes em todas as áreas da vida”, pontuou ela.

Bernardo Marcilio, 15 anos, veterano na competição, pela equipe Team ProdiXy da Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa, relata todas as mudanças que o Torneio SESI de Robótica proporcionou a sua vida. O estudante do 2º ano do Ensino Médio afirma que começou a participar dos eventos de robótica no 8º ano do Ensino Fundamental.

No início, afirma, sentia muita ansiedade e nervosismo para falar em público, principalmente nas apresentações escolares. Com a entrada na equipe, tudo isso mudou. “A robótica não só evolui o meu conhecimento na técnica e execução de programações, mas também ajudou a desenvolver a minha fala, a minha desenvoltura e o meu relacionamento com as pessoas”, relata o participante.

Equipe Macunaíma de Boa Vista, capital de Roraima – Foto: Divulgação/Ascom/FIEAM

A etapa regional é realizada anualmente pelo SESI no Amazonas desde 2013.  Neste ano, o tema Cargo Connect propõe aos participantes explorar temas relacionados a logística e transporte. Desafio presente na realidade de várias equipes, como no caso da equipe Macunaíma de Boa Vista, capital de Roraima, que enfrentou um total de 14 horas de estrada para chegar a Manaus. Os alunos de 12 a 13 anos trouxeram o projeto Frozen Box, dispositivo que pretende conservar a consistência gelados comestíveis durante as entregas.

O Torneio SESI de Robótica FLL encerrou no sábado, 23, oferecendo uma programação que incluiu, além dos desafios entre equipes, o espaço maker com oficinas, palestras e foodtrucks.

Por ACS/FIEAM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.