Manacapuru fortalece rede de saúde com expansão de residências médicas pela Afya

A Afya Faculdade de Ciências Médicas recebeu autorização do Ministério da Educação para abertura dos programas de residências em Clínica Médica e Pediatria

Foto: Divulgação

A Afya Faculdade de Ciências Médicas de Manacapuru recebeu a autorização para oferecer, a partir de 2026, os programas de Residência Médica em Pediatria e em Clínica Médica. O aval foi dado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do Ministério da Educação (MEC).

A instituição também está com novo processo seletivo aberto para a Residência em Medicina de Família e Comunidade, o primeiro programa credenciado por uma instituição privada no interior do Amazonas e que começou a funcionar em março deste ano.

Segundo a diretora geral da Afya Manacapuru, Karen Ribeiro, as novas residências reforçam uma estratégia importante para o Sistema Único de Saúde (SUS): a formação de especialistas em regiões onde há déficit de profissionais, como é o caso do interior do Amazonas.

“Manacapuru é um importante polo de saúde do estado e só tem a ganhar com os novos programas”, afirmou.

O coordenador da Comissão de Residências da Afya Manacapuru, Israel Telles dos Reis, afirma que a expansão consolida uma estratégia institucional de transformar Manacapuru e a região do médio Solimões em um polo de educação médica no interior do estado.

“A ideia é fixarmos esses profissionais na região, fortalecendo o atendimento em saúde do SUS”, explica.

Vagas e duração dos programas

A Residência Médica em Pediatria tem duração de três anos e disponibiliza 05 vagas. Já a Residência em Clínica Médica tem duração de dois anos e está com 03 vagas abertas. Também estão disponíveis 03 vagas para o curso de Medicina de Família e Comunidade.

Processo seletivo

A seleção para a Residência está em andamento.

  • Próxima Etapa: A prova teórica será realizada neste domingo (30/11), conforme edital publicado pela Comissão Estadual de Residência Médica do Amazonas (CEREM/AM).
  • Resultado: O resultado da primeira etapa será divulgado no dia 4 de dezembro.
  • Fase Final: Os aprovados passarão por uma análise de currículo antes da matrícula final.
  • Início da Residência: Previsto para 2 de março de 2026.

Os residentes atuarão na rede pública de saúde de Manacapuru, em uma ação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, contando com toda a estrutura de ensino da Afya.

A sede da Afya no município possui estrutura de alto nível, com salas de aula para aprendizado com metodologias ativas, centro de simulação em saúde, consultórios, laboratórios de anatomia, multidisciplinares, técnicas cirúrgicas e outros, oferecendo um ambiente propício para o desenvolvimento do conhecimento e habilidades práticas.

Três Comunicação e Marketing

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.