
A escassez de água potável durante a estiagem no Alto Solimões, um problema acentuado por marcas históricas nos últimos anos, foi o catalisador para o projeto vencedor da etapa de Tabatinga do Congresso Estadual de Profissionais (Pré-CEP). O evento foi realizado na última semana, na sede da Fametro.
Representando o município de Benjamin Constant, um grupo de profissionais e estudantes da área tecnológica apresentou a proposta “Gestão dos recursos hídricos nas comunidades ribeirinhas de Benjamin Constant na época da cheia e vazante”. O projeto se concentra em soluções práticas, sustentáveis e de impacto social para a região.
A equipe vencedora foi composta por Marcelo Fabiano de Oliveira Farias (administrador e estudante de Engenharia Civil) e pelos engenheiros civis Caique da Cruz Freires, Álvaro Marineu de Almeida Cardoso Junior e Thassio André Obando Ribeiro. O grupo representará a região na etapa estadual do Congresso, que acontecerá de 13 a 15 de agosto, no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus.
Soluções Propostas e Reconhecimento
O projeto propõe uma série de soluções de armazenamento, conservação, tratamento e gestão da água para mitigar os efeitos severos da seca e das cheias que atingem as comunidades ribeirinhas anualmente. Entre as medidas sugeridas estão:
- Construção de cisternas, reservatórios e barragens.
- Implementação de filtros e sistemas de desinfecção de água.
- Programas de educação ambiental voltados à conservação dos recursos hídricos.
Marcelo Fabiano, integrante da equipe e servidor da Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos de Benjamin Constant, destacou a relevância do projeto: “Na apresentação, representei cada ribeirinho da minha região. Falei com convicção sobre uma realidade que conheço de perto: a estiagem que castiga o povo do Alto Solimões. Quando soubemos do desafio proposto no Pré-CEP, meu pensamento foi claro: não vamos perder. Vamos dar o nosso melhor”. Ele também agradeceu o apoio do prefeito de Benjamin Constant, Semeide Bermeguy Porto, e do secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Bismarck Jr.
A presidente do Crea-AM, a engenheira de pesca Alzira Miranda, ressaltou a importância do evento para aproximar o Conselho das realidades locais e estimular o protagonismo técnico no interior do estado. “A cada etapa do Pré-CEP que realizamos nos municípios do interior do Amazonas, o coração se alegra ao ver a qualidade técnica dos projetos apresentados — projetos que melhoram a vida de quem vive nessas regiões. Uma das magias do Pré-CEP é mostrar que os nossos profissionais têm soluções incríveis para resolver as grandes questões amazônicas. Por viverem a realidade do nosso estado, conseguem produzir propostas que podem ser aproveitadas por todas as esferas do poder público: municipal, estadual e federal”, afirmou.
O grupo de Benjamin Constant viajou de baleeira até Tabatinga para participar do Pré-CEP. A viagem também marcou a articulação institucional entre o município e o Crea-AM, que firmaram, posteriormente, um termo de cooperação técnica para fortalecer a atuação profissional na região.
Pré-CEP pelo interior do Amazonas
O Pré-CEP já percorreu cidades como Itacoatiara, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Parintins, Tefé e Tabatinga, reunindo centenas de profissionais em debates sobre os cinco eixos temáticos do Congresso:
- Acessibilidade e mobilidade urbana.
- Saneamento básico.
- Engenharia pública.
- Qualidade ambiental.
- Inovação tecnológica.
A próxima parada será no município de Coari, nos dias 30 e 31 de julho, com o evento acontecendo na sede da Secretaria Municipal de Obras e Limpeza Pública, a partir das 19h. O encerramento do ciclo de Pré-CEPs será em Humaitá, nos dias 6 e 7 de agosto.
A etapa estadual do Congresso Estadual de Profissionais será realizada de 13 a 15 de agosto, no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus, dentro da programação do 1º Congresso de Engenharia, Agronomia e Tecnologia (CENATEC). Os projetos selecionados representarão o Amazonas na etapa nacional do Congresso, promovido pelo Confea.
Assessoria de Comunicação: Leanderson Lima











