
O Aeroporto Internacional de São Luís, administrado pela concessionária ASUR Brasil, entrou oficialmente para a rota dos voos internacionais regulares de passageiros. A novidade foi celebrada na madrugada desta terça-feira, 27/11, com o desembarque do primeiro avião da TAP Air Portugal (TAP) vindo de Lisboa para a capital maranhense. Esse momento histórico inaugura um caminho direto e inédito entre o estado e o continente europeu.
A nova operação conta com duas frequências semanais, encurtando caminhos para os maranhenses viajarem à Europa e facilitando a chegada de turistas e investidores estrangeiros. Além do trajeto até Lisboa, os passageiros ganham acesso imediato à grande rede de conexões internacionais oferecida pela companhia portuguesa.
“Um aeroporto vai muito além de conectar cidades. Ele aproxima mercados, estimula investimentos, movimenta o turismo e gera oportunidades para toda a sociedade”, destaca o diretor executivo da ASUR Brasil, José Formoso, ao comentar sobre a importância das plataformas de transporte no desenvolvimento regional.
O gestor reforça que a chegada desse novo voo ao país demonstra a força do Nordeste brasileiro.
“Na ASUR Brasil, queremos que nossos aeroportos sejam cada vez mais protagonistas do desenvolvimento econômico e social das localidades onde atuamos. Essa nova conexão internacional é um exemplo concreto desse compromisso”, afirma José Formoso.
O registro do evento foi acompanhado pela equipe da concessionária, com divulgação assinada pelos créditos de comunicação da Asur Brasil.
Impulso no turismo local
A rota internacional consolida o Maranhão na vitrine do turismo mundial. Com atrações famosas como o parque dos Lençóis Maranhenses, a riqueza cultural, o centro histórico e a gastronomia marcante, o estado abre uma porta de entrada direta para os viajantes europeus.
“Essa é uma conquista importante para o turismo do Maranhão, que vem sendo construída desde 2024, com os primeiros contatos com a TAP. A aproximação com Portugal, que também se fortalece com iniciativas como a chegada do Vila Galé, abre novas oportunidades para o nosso estado. Encurtar distâncias com a Europa significa atrair mais turistas, movimentar a economia e mostrar ao mundo a riqueza da nossa cultura, gastronomia, história e belezas naturais. Estamos preparados para dar esse passo e colocar o Maranhão em posição de destaque entre os principais destinos turísticos do Brasil”, declara o governador do Maranhão, Carlos Brandão.
Detalhes sobre os voos
O Brasil ocupa um papel central na atuação global da companhia portuguesa, e a chegada a São Luís amplia a presença da marca em solo nordestino.
“A inauguração da rota para São Luís representa mais um passo na expansão da presença da TAP no Brasil e no fortalecimento das ligações entre os dois lados do Atlântico. Com essa nova operação, ampliamos as opções de conectividade para os passageiros do Maranhão, contribuindo para o fortalecimento das relações entre os dois mercados, facilitando as viagens a turismo e a negócios”, explica o diretor da TAP para as Américas, Carlos Antunes.
As operações utilizam aeronaves do modelo Airbus A321LR, preparadas para transportar até 171 passageiros, sendo 16 assentos na classe executiva e 155 na classe econômica.
O cronograma foi organizado em horários fixos de viagem:
- As saídas de Lisboa acontecem às segundas e quintas-feiras, pousando na capital do Maranhão na madrugada do dia seguinte.
- No sentido inverso, as decolagens de São Luís ocorrem às terças e sextas-feiras, fazendo uma parada técnica em Fortaleza antes de seguir a viagem rumo à capital de Portugal.
Expansão da rota europeia
A novidade faz parte do projeto de expansão internacional da empresa aérea, que celebra seis décadas de voos regulares entre Portugal e Brasil neste ano de 2026. O plano de crescimento no estado já tem novos passos confirmados, com a ampliação para três frequências semanais a partir de março de 2027.
ASCOM: Daiana Cardoso de Sá Rodrigue











[…] 🔗 Ler matéria original […]