Política Cufa Amazonas mobiliza comunidades para regularização do título de eleitor em Manaus

Cufa Amazonas mobiliza comunidades para regularização do título de eleitor em Manaus

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

A Central Única das Favelas (CUFA) Amazonas iniciou uma força-tarefa em diversas zonas de Manaus para facilitar o acesso de moradores das periferias aos serviços eleitorais. A ação foca especialmente em mulheres, jovens e idosos que enfrentam barreiras geográficas ou financeiras para emitir a primeira via do documento, solicitar a segunda via ou realizar a transferência de domicílio eleitoral.

Com a proximidade dos prazos da Justiça Eleitoral, a mobilização busca garantir que o direito ao voto não seja cerceado pela falta de informação ou dificuldade de deslocamento. O movimento percorre bairros estratégicos, levando orientação técnica e suporte logístico para quem vive nas comunidades.

Mobilização feminina

Na comunidade Grande Vitória, bairro Gilberto Mestrinho, localizado na Zona Leste, a iniciativa reuniu cerca de 500 mulheres em um movimento de conscientização política. A liderança local já contabiliza quase 100 agendamentos diretos para serviços junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

“A gente entende que o primeiro passo para trazer melhorias para dentro da comunidade começa pelo voto. Ver essas mulheres, mães de família, se mobilizando e buscando esse direito é muito significativo. Estamos construindo consciência e fortalecendo vozes”, afirma Robson Vale, liderança da CUFA no Grande Vitória.

Apoio logístico

A atuação da entidade também é forte na região central, especificamente nas unidades do Prosamim. Além do agendamento, os voluntários auxiliam no transporte dos moradores até as sedes de atendimento, superando limitações físicas e financeiras da população.

A estratégia da CUFA Amazonas foca em pontos cruciais para a democratização do voto:

  • Orientação simplificada sobre documentos necessários para o título;
  • Agendamento direto via sistema da Justiça Eleitoral;
  • Suporte técnico para jovens que buscam a primeira via do documento;
  • Logística de transporte para idosos e pessoas com deficiência.

“Muitos jovens ainda não têm o título por falta de orientação ou acesso. Nosso trabalho é aproximar essa informação e facilitar o processo. Já atendemos mais de 100 pessoas e seguimos ampliando esse alcance”, destaca Ramon Rofe, liderança da CUFA no Prosamim.

Carona solidária

No bairro Alvorada, o projeto ganhou um diferencial importante com a implementação da “Carona Solidária”. A iniciativa oferece transporte gratuito para mulheres e pessoas com deficiência que desejam regularizar a situação eleitoral, mas não possuem recursos para as passagens de ônibus ou locomoção por aplicativo.

Segundo a articuladora da ação, Cristiana Marinho, muitas eleitoras deixam de exercer a cidadania por questões puramente econômicas. A Carona Solidária surge como uma ferramenta de acolhimento para garantir que o fator financeiro não impeça o acesso ao direito fundamental de escolher os representantes públicos.

ASCOM: Carolina França

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.