Uefa autoriza torcida em pé na Alemanha, França e Inglaterra nesta temporada

Medida faz parte de um teste da entidade, que avaliará sua expansão e adoção definitiva

Torcedores do Liverpool acenam bandeiras e cachecóis antes da partida de volta da semifinal da Liga dos Campeões da UEFA entre Liverpool e Chelsea em Anfield em 3 de maio de 2005 em Liverpool, Inglaterra. Foto: Laurence Griffiths/Getty Images

A Uefa, órgão que rege o futebol europeu, anunciou nesta quarta-feira (27) um programa que permitirá instalações em estádios da AlemanhaFrança e Inglaterra para que torcedores assistam às partidas em pé durante a temporada 2022/2023. A medida será avaliada para a possível adoção definitiva do modelo em mais países e jogos.

“Tem sido observada uma tendência crescente para o uso de instalações em pé em algumas competições nacionais nos últimos anos”, justificou a entidade, acrescentando que clubes também manifestaram interesse.

Os torcedores poderão ver os jogos em pé nos confrontos válidos pelas fases de grupo e mata-mata das competições masculinas da Uefa, como a Liga dos Campeões e a Liga Europa. Apenas nas finais a novidade não será permitida.

Alemanha, França e Inglaterra foram selecionados, pois já possuem autorização dos órgãos nacionais e locais para isso e fazem parte das cinco principais federações do ranking da Uefa.

Especialistas independentes contratados pela confederação vão analisar o uso dessas instalações em jogos nacionais e internacionais e confeccionarão um relatório.

O documento será entregue ao Comitê Executivo da Uefa, que decidirá sobre a continuidade e expansão do modelo. Os clubes também receberão as conclusões do estudo.

Por Tiago Tortella, da CNN em São Paulo

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.