Sem luz em 80% das vias, Distrito de Realidade, na BR 319, agora está 100% iluminado por LED

Localizado em Humaitá, a comunidade estava sob total escuridão na maioria das ruas, antes da chegada do programa Ilumina+ Amazonas

Foto: Divulgação

O Distrito de Realidade, na BR-319, em Humaitá (a 591 quilômetros de Manaus), é a primeira comunidade do município a receber iluminação de LED, por meio do programa Ilumina+ Amazonas. Localizada à beira da estrada, a 100 quilômetros do centro da sede do município, Realidade já conta com 100% do território iluminado. Antes da chegada do programa de modernização da iluminação pública no interior, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, o local tinha mais de 80% da sua área sob total escuridão.

Dos 325 pontos luminosos implantados na comunidade, 273 luminárias foram instaladas pela primeira vez, totalizando 23 ruas. Segundo a coordenadora executiva em exercício da UGPE, Daniella Jaime, apenas seis postes, em uma única via, já possuíam iluminação. “Os demais pontos substituídos estavam no quilômetro 571 da BR-319, na altura do vilarejo, onde foram retiradas 46 luminárias antigas”, afirmou Daniella Jaime.

Onde havia luminárias mistas, de vapor metálico e vapor de sódio, foram instalados os novos equipamentos modernos que proporcionam mais luminosidade, são mais eficientes e sustentáveis. As luminárias de LED garantem economia de cerca de 60% aos municípios.

O Ilumina+ Amazonas já está presente em 19 comunidades rurais do Amazonas e em 13 municípios. São 28,3 mil pontos luminosos implantados desde maio, quando foi lançado o programa do Governo do Estado. Na sede de Humaitá, que também é contemplada com a modernização, os trabalhos estão em fase de conclusão.

Com mais de 880 quilômetros de extensão, a BR-319 é a única ligação terrestre entre Manaus e Porto Velho. Por cortar a floresta amazônica, são poucos os trechos habitados ao longo da estrada. Para quem passa pela rodovia, a Vila de Realidade fica localizada no meio do percurso e é um dos raros locais para que os viajantes encontrem alimento, comércio e auxílio com o veículo, em caso de pane. Por não ser pavimentado, o trecho do meio é onde os motoristas encontram mais dificuldade para trafegabilidade, principalmente no período chuvoso, com grandes riscos de o veículo atolar.

Moradores da comunidade, trabalhadores e autoridades locais comemoraram a chegada da iluminação na Vila Realidade. “Quero agradecer aqui esse trabalho, o apoio total do nosso prefeito Dedei Lobo e do Governo do Estado, por essa transformação que está acontecendo no Distrito de Realidade. O trabalho continua avançando, porque o futuro é uma realidade”, destacou o vereador Raimundo Santos Cruz.

Balanço

O programa de modernização da iluminação pública do interior segue avançando em Presidente Figueiredo, sede de Humaitá e zona rural de Itacoatiara. Com 28,3 mil pontos luminosos já implantados, o Ilumina+ Amazonas caminha para 50% de execução do planejamento para este ano, que deve fechar com 27 municípios beneficiados.

Os próximos municípios a serem contemplados são: Eirunepé, Carauari, Benjamin Constant, Tabatinga, Boca do Acre e São Gabriel da Cachoeira.

Por Ana Maria Reis

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.