São Gabriel da Cachoeira pode virar a Capital Estadual dos Povos Indígenas

São Gabriel da Cachoeira - Foto: Divulgação/Amazonastur

Tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) um Projeto de Lei (PL)  que pretende transformar o município de São Gabriel da Cachoeira (distante a 852 km de Manaus) na Capital Estadual dos Povos indígenas. De acordo com o autor do projeto, deputado Tony Medeiros (PSD), nove em cada dez habitantes da cidade são índios.

O parlamentar justificou que São Gabriel da Cachoeira possui uma população de 47 mil habitantes, sendo a maioria indígenas. Além do português se fala oficialmente três línguas  que são o Nheengatu, o Tukano e o Baniwa. O município também possui a maior concentração de diferentes etnias indígenas do país, sendo 23 ao todo.

“O Brasil vive um outro momento. Precisamos olhar para a realidade dos povos indígenas com um outro olhar. Acredito que é preciso rediscutir a educação desses nossos irmãos, pois só a educação é capaz de igualar as oportunidades e melhorar a vida desses povos”, disse o deputado.

Tony lembrou ainda que atualmente não se vê nenhum indígena ocupando cargo relevante no país. Para ele essa situação se deve ao fato de que ao longo desses anos, a educação oferecida aos índios está equivocada. “Sou contra, por exemplo, que professor para os índios, só pode ser indígena. Isso está errado. É por meio da educação que os povos indígenas terão as mesmas oportunidades, fazendo com que eles tenham uma vida melhor”, defendeu Tony Medeiros.

A proposta  começou a tramitar na última semana  e está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Aleam, que é onde os parlamentares avaliam o aspecto constitucional, jurídico e técnico legislativo do projeto, ou se proposta fere alguma legislação vigente.

Assessoria de Comunicação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.