Infraestrutura Rua Ferreira Pena começa a mudar para virar a primeira Rua Gastronômica...

Rua Ferreira Pena começa a mudar para virar a primeira Rua Gastronômica de Manaus

Foto: Maxwell Oliveira/ Implurb

A execução dos serviços de preparação para a implantação da primeira “Rua Gastronômica” da capital amazonense avançou na rua Ferreira Pena, localizada no Centro Histórico. Iniciada na quarta-feira, 26 de agosto, a intervenção promovida pela Prefeitura de Manaus interditou a via para a montagem do canteiro, instalação de tapumes, corte do pavimento e retirada do asfalto.

A proposta busca transformar o trecho em um novo polo de convivência, cultura, gastronomia e turismo, embora exija paciência de quem circula pela região central.

Segundo o engenheiro responsável pelos trabalhos, Leandro Ladeira, a remoção da camada asfáltica executada com o auxílio de escavadeira hidráulica deve ser concluída até o final de semana ou, no máximo, até a segunda-feira, 31 de agosto.

O material retirado é continuamente transportado para fora da via. Nas etapas seguintes, as equipes farão a retirada dos meios-fios e das calçadas para implantar a infraestrutura subterrânea que abrigará as novas redes elétricas, de água, esgoto, dados e telecomunicações, em alinhamento com as concessionárias de serviços públicos.

Transtornos no trânsito

A interdição da rua Ferreira Pena alterou a circulação e gerou impactos no tráfego local. Durante a execução das obras, o acesso de moradores e comerciantes aos imóveis da via é realizado exclusivamente pela rua Monsenhor Coutinho. Aos condutores de veículos, a orientação é planejar as rotas com antecedência, manter atenção redobrada e respeitar a sinalização temporária.

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (IMPLURB), Antonio Peixoto, comentou sobre as mudanças na rotina.

“Nós sabemos que toda obra provoca transtornos. Existe uma mudança temporária na rotina de quem passa por aqui, de quem trabalha e de quem precisa acessar o Centro. Esse é um transtorno necessário e passageiro para que possamos entregar uma nova infraestrutura, qualificar o espaço público e transformar a Ferreira Pena em um lugar pensado para as pessoas. Estamos falando de uma obra que vai mudar definitivamente a paisagem e a dinâmica dessa região”, afirmou Antonio Peixoto.

O gestor ressaltou ainda a preservação ambiental no local.

“As árvores estão no projeto e serão todas preservadas. Elas fazem parte da identidade dessa rua e vão compor a nova paisagem junto com o piso, o mobiliário, a iluminação e todo o projeto paisagístico. Estamos qualifying esse espaço e preparando a rua para uma nova fase”, destacou Antonio Peixoto, confirmando que as 17 árvores da via serão mantidas.

Visão dos empresários

A intervenção é acompanhada de perto pelos comerciantes do Centro Histórico. A chef Paula Emanuelle, proprietária da Manu Cake Confeitaria, destacou a importância da melhoria.

“A revitalização da rua Ferreira Pena significa muito, não apenas para os empresários, mas também para os moradores e para toda a população de Manaus. Uma obra como essa valoriza o espaço urbano, fortalece o centro da cidade e cria novas oportunidades para quem deseja empreender e, consequentemente, gerar empregos”, afirmou Paula Emanuelle.

O empresário Luppi Pinheiro, proprietário da Casa Luppi Lounge e Bar, comemorou o início das intervenções.

“Eu fiquei muito contente, porque as obras da ‘Rua Gastronômica’ já começaram. Nós, empresários que resolvemos investir no Centro, ficamos muito felizes. Acho que vai ser um enorme sucesso e é um projeto muito interessante para Manaus. Parabéns ao prefeito Renato Junior, ao Antonio Peixoto e a toda a equipe pela iniciativa”, declarou Luppi Pinheiro.

Novo desenho urbano

Inserida no programa “Nosso Centro”, a intervenção abrange 190 metros de extensão e 3.800 metros quadrados de área. O projeto urbanístico prevê a criação de uma plataforma única sem tráfego de veículos, trocando o asfalto por piso intertravado com mosaicos inspirados na cultura amazônica. As calçadas serão reconstruídas com pedra quartzito natural antiderrapante, acompanhadas de novo mobiliário urbano, iluminação cênica e paisagismo.

A infraestrutura prevê o enterramento de toda a fiação aérea de energia e telecomunicações. Ao final dos trabalhos, a Ferreira Pena passará a funcionar como um boulevard para pedestres, com espaço destinado para mesas e cadeiras de bares e restaurantes. A obra conta com a aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e tem previsão de entrega para novembro de 2026.

Fonte: ASCOM | Implurb

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.