Reeducandos da Unidade Prisional de Tabatinga realizam curso de Eletricista Predial

Iniciativa faz parte do programa de ressocialização Trabalhando a Liberdade

Internos da Unidade Prisional de Tabatinga participando do curso de Eletricista Predial - Foto: Divulgação | Seap

Os projetos de ressocialização estão cada vez mais se ampliando para os municípios do estado. A Unidade Prisional de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus) está promovendo o primeiro curso de capacitação profissional, “Eletricista Predial de Baixa Tensão”, para 12 internos da unidade.

A atividade é ofertada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). O curso teve início no final de novembro e tem previsão de encerramento em janeiro de 2022. No total, a capacitação tem carga horaria de 160 horas, com a entrega de certificados após a conclusão.

A iniciativa faz parte do programa de ressocialização Trabalhando a Liberdade, que capacita os internos e os estimula a trabalhar após o cumprimento de suas penas. Por meio da capacitação, os participantes estarão aptos a atuar na execução de instalação e manutenção elétrica, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

De acordo com o diretor da Unidade Prisional de Tabatinga, Daniel Barbosa, os cursos são essenciais no processo de ressocialização, pois os detentos estão adquirindo uma identidade profissional que vai ajudá-los a obterem conhecimento para exercerem uma profissão digna, quando retornarem para o convívio social.

“Eles estão tendo o direito de recomeçarem suas vidas, em busca de remição pelos atos ilícitos que cometeram, e nada melhor que os estudos para abrir portas e oportunidades no mercado de trabalho”, ressaltou Barbosa.

Além disso, os internos que passarem pelos cursos podem exercer o ofício nos presídios por meio do projeto de remição da pena pelo trabalho não remunerado, conforme prevê a Lei de Execução Penal (LEP), com a utilização da mão de obra dos reeducandos para a reforma e manutenção da unidade.

Mais cursos

Para 2022, a Unidade Prisional de Tabatinga pretende ofertar mais cursos de capacitação profissional, como de pedreiro, pintor predial e informática.

Assessoria de Comunicação: Fernanda Teixeira

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.