Projeto ‘Cidadão de Berço’ promove cidadania para estudantes do ensino fundamental I da rede pública

Foto: Alberto César Araújo | Aleam

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Gerência de Educação Cidadã da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, está promovendo formação cidadã e política de crianças do 1º ano do ensino fundamental, com a realização do projeto “Cidadão de Berço”.

O projeto tem parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), que indica as escolas e turmas do 1º ano do ensino fundamental I (de 6 a 7 anos).

O “Cidadão de Berço” utiliza atividades lúdicas para construir conceitos sobre política, livre de preconceitos que colaboram com a cultura de rejeição ao tema.

A coordenadora do projeto, a pedagoga da Escola do Legislativo da Aleam, Josy Kelly Martins, explica que o objetivo é trabalhar a educação cidadã, desde muito cedo com as crianças.

De acordo com a pedagoga, o “Cidadão de Berço” atende uma demanda das escolas, que sempre pediam o enfoque da educação cidadã nas crianças menores. Ela enfatizou ainda que o objetivo também pretende trabalhar uma visão política diferente nas crianças, pois comumente a política é atrelada a algo negativo.

“Queremos mostrar às crianças que a boa política é feita desde cedo, porque é atrelada às ações que a gente pratica, no nosso dia a dia, com a forma com que nos relacionamos com os nossos colegas e nossos professores. Por isso, a nossa intenção é trazer a visão de cidadania, por meio desse viés, de uma forma bem lúdica, envolvendo as crianças nesses diálogos criativos, para que possam compreender esse conceito”, esclareceu.

Atualmente, o projeto atende duas turmas de 1º ano na Escola Ensino de Tempo Integral Roxana Bonessi, no bairro Colônia Oliveira Machado, zona Sul de Manaus, no turno da manhã, e na Escola Estadual Wilma Gerber, Cidade de Deus, zona Norte de Manaus, no turno da tarde.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.