Procuradoria-Geral da República pede dados dos seguidores de Bolsonaro nas redes sociais

Solicitação foi feita ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal

O Ministério Público Eleitoral defendeu a inelegibilidade de Bolsonaro - Foto: Reprodução

A Procuradoria-Geral da República (PGR) quer saber quem são os internautas que seguem o ex-presidente Jair Bolsonaro nas principais redes sociais. Ao Supremo Tribunal Federal (STF), o órgão pede envio de arquivo com a identificação de todos os seguidores do político nas plataformas.

O pedido por parte da PGR foi notícia nesta segunda-feira, 17, via colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles. O requerimento, de acordo com as informações, envolvem plataformas como Facebook, Instagram, TikTok, Twitter e YouTube. Em geral, Bolsonaro conta com milhões de seguidores em cada uma dessas redes.

O subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos foi o responsábel por fazer a solicitação a Alexandre de Moraes, ministro do STF. Na PGR, Santos cuida de temas relacionados ao inquérito sobre as manifestações do 8 de janeiro.

No pedido, o subprocurador afirma, conforme as informações do Metrópoles, que é preciso saber se Bolsonaro cometeu crime dois dias antes dos protestos na capital federal. Na ocasião, o ex-presidente postou vídeo com críticas ao processo eleitoral brasileiro. Posteriormente, o material foi excluído da internet.

Santos pede envio da cópia do vídeo. Além disso, ele solicita uma lista de dados referentes à repercussão de tal conteúdo nas plataformas de redes sociais. Em geral, o subprocurador quer saber a quantidade de:

    • visualizações;
    • curtidas;
    • compartilhamentos;
    • reportagens;
    • comentários; e
    • demais métricas mensuráveis

Ainda em nome da PGR, ele pediu que as redes sociais enviem todas as postagens feitas por Bolsonaro sobre eleições, urnas eletrônicas, Forças Armadas, STF e Tribunal Superior Eleitoral.

PGR quer dados dos seguidores de Bolsonaro nas redes, mas rechaça presença de especialista

A PGR, contudo, não acatou o pedido de indicar especialistas em comunicação política para analisar os conteúdos de Jair Bolsonaro e de seus seguidores nas redes sociais. De acordo com o subprocurador da República, há “extrema dificuldade” de se encontrar especialistas no tema que realize “um trabalho isento, sem qualquer viés ideológico ou partidário.”

Fonte: https://revistaoeste.com/politica/pgr-dados-seguidores-bolsonaro-redes-sociais/

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.