Primeira escola do interior do Amazonas recebe “Relógio da Paz”

Entrega marcou o avanço do projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação para o interior do estado

Foto: Euzivaldo Queiroz / SEDUC

O Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Maria Eva dos Santos, em Presidente Figueiredo (distante a 117 quilômetros de Manaus), recebeu o Relógio da Paz, um instrumento pedagógico do projeto Escola em Paz, implementado em 2023 pelo Núcleo Permanente de Autocomposição de Conflitos (Nupa) e pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.

Foi a primeira escola do interior do Amazonas a receber essa honraria, em cerimônia realizada com a presença de Ana Maria Araújo, secretária executiva adjunta da Secretaria de Estado de Educação, e Yara Marinho, coordenadora do Núcleo Permanente de Autocomposição do Ministério Público.

Durante o evento, discursos reforçaram a importância de convivência harmônica entre alunos e professores, com foco em respeito e empatia. Segundo Ana Maria Araújo, “trazer a cultura de paz para esses alunos é um momento especial, pois eles poderão trabalhar essa questão nas escolas todos os dias”.

Ambiente de Paz

Yara Marinho – Foto: Euzivaldo Queiroz / SEDUC

O Relógio da Paz é um instrumento pedagógico que simboliza o compromisso com a pacificação social e a prevenção de conflitos no ambiente escolar. Semanalmente a escola terá o Minuto da Paz, onde os alunos participarão de atividades em que poderão estreitar os laços de amizade criados durante a estadia na unidade de ensino.

“A primeira escola do interior do estado a ser agraciada pela entrega do Relógio da Paz realmente é uma escola que abraçou o projeto, e pretende continuar com todas essas etapas até alcançar o selo da paz”, ressaltou a coordenadora do Nupa, promotora de justiça, Yara Marinho.

Para o gestor da unidade escolar, Joseilson Dantas, a relação entre a comunidade escolar é de uma segunda grande família. Por ser um centro de ensino de tempo integral, os alunos acabam convivendo uns com os outros na maior parte de seus tempos durante a semana.

Além disso, para ele as atividades semanais são importantes para que os alunos criem novos hábitos e aprendam a importância do diálogo como principal solução para problemas.

“Para nós, tem sido significativo. Nós já observamos a melhoria no comportamento dos alunos, e acabamos por encontrar um excelente caminho para um melhor desempenho deles”, celebrou.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.