Geral Prefeitura de Manaus terá ponto facultativo durante jogo do Brasil na Copa...

Prefeitura de Manaus terá ponto facultativo durante jogo do Brasil na Copa do Mundo

Foto: Reproduçã IA

A decisão de paralisar as atividades administrativas em virtude de eventos esportivos sempre divide opiniões e movimenta os bastidores da gestão pública. Em Manaus, o prefeito Renato Junior oficializou um decreto de ponto facultativo nos órgãos e entidades da administração municipal para a próxima segunda-feira, 29 de junho.

A medida foi motivada pelo jogo da Seleção Brasileira de Futebol contra o Japão, agendado para as 13h, no horário local, em mais uma etapa eliminatória da Copa do Mundo Fifa 2026. O documento oficial foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) na última quinta-feira, 25 de junho.

A justificativa adotada pelo poder executivo baseia-se na relevância cultural do torneio, considerado um elemento de forte identidade nacional capaz de mobilizar a atenção de grande parte da população.

Por outro lado, analistas econômicos e cidadãos que dependem do funcionalismo levantam questionamentos sobre o impacto dessas interrupções consecutivas no andamento de processos administrativos e no atendimento ao contribuinte.

Regras e compensação

Para evitar a paralisação total da máquina pública e responder às críticas sobre o desperdício de horas de trabalho, a prefeitura estabeleceu critérios específicos de organização interna. A retomada dos expedientes deverá seguir um cronograma de reposição para que o calendário de metas do município não seja prejudicado.

  • Banco de horas: os servidores do Poder Executivo municipal deverão compensar o período não trabalhado em datas estipuladas posteriormente.
  • Fiscalização interna: a Secretaria Municipal de Administração e Gestão (SEMAD) ficou encarregada de coordenar e registrar o banco de horas dos funcionários.
  • Autonomia de gestão: os titulares de cada pasta possuem autoridade legal para adaptar o funcionamento de suas estruturas conforme o interesse público.

Garantia de serviços

A principal preocupação da população diante de decretos de ponto facultativo reside na manutenção das áreas consideradas vitais para o funcionamento da capital, como saúde, segurança e limpeza urbana. O texto do decreto assegura expressamente que as atividades essenciais não serão interrompidas, mantendo esquemas de plantão e prontos-socorros em operação regular.

A eficiência dessa triagem, contudo, é testada na prática, visto que setores de atendimento ao cidadão e serviços de manutenção urbana costumam sofrer lentidão nos dias de jogos. O desafio da prefeitura de Manaus está em equilibrar o respeito à tradição cultural e o fervor esportivo com o dever constitucional de eficiência administrativa, garantindo que o contribuinte não seja penalizado pelo recesso coletivo.

Fonte: ASCOM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.