Prefeitura de Manaus realiza as finais do futebol de campo da 25ª Municipíadas

Foto: Matheus Perdiz | Semed

As finais da modalidade de futebol de campo da 25ª edição das Municipíadas, da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foram realizadas, na manhã desta segunda-feira, 11/12, no estádio Carlos Zamith, zona Leste da cidade. A programação marcou o último dia de competições do evento, com total de 37 equipes, os jogos ocorreram no masculino e feminino, na categoria infantil, com a participação de quase 600 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Esses jogos têm o objetivo de desenvolver o desporto escolar, promovendo a socialização dos alunos e o aprimoramento das habilidades motoras, consideradas fundamentais para a aquisição de conhecimentos.

De acordo com o coordenador do futebol de campo da Municipíadas, Ivanildo Alves, os jogos têm muito mais o caráter competitivo, pois o desporto escolar é também uma forma de agregar conceitos pedagógicos e sociais.

“Na realidade, além de competir, a gente tem a preocupação de criar ideias e valores que o esporte traz consigo. Estamos felizes por realizar esses jogos em um palco que é um espetáculo, onde muitos vêm assistir aos times do Amazonas e do Manaus, representantes da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro de Futebol. As crianças interagiram, fazendo com que consigamos o objetivo maior, a socialização não só entre os alunos, mas também dos profissionais que estão trabalhando”, finalizou.

Participando pela primeira vez das Municipíadas, a escola municipal Mário Lago, no conjunto Osvaldo Frota, zona Norte, disputou no futsal, voleibol e futebol de campo, no masculino e feminino. Para o professor de Educação Física, Rondson Almeida Lima, disse que o 3º lugar, no infantil feminino no campo, representa muito, pois é um trabalho com as alunas muito mais do que no esporte.

“É muito importante, porque as meninas, pela primeira vez, estão participando das Municipíadas. A gente chegar em terceiro lugar no primeiro ano já é um privilégio, ainda mais em um estádio que tem vários jogos do Campeonato Amazonense de Futebol, onde, recentemente, o Amazonas conquistou a vaga para jogar o Campeonato Brasileiro, da Série B. É muito importante para o nosso conjunto trazer essas meninas para participar, além de tirar algumas das ruas de estar fazendo algo errado, para participar do esporte”, disse.

Terceiro lugar ano passado no infantil feminino, a aluna do 5º ano, Kiara Luany Silva de Souza, 11, da escola municipal Leonor Uchôa, bairro São José, zona Leste, ficou feliz por chegar mais uma vez nas finais da modalidade, mas, principalmente, por representar a sua escola nos jogos.

“Foi muito legal poder jogar este ano. Quero agradecer meu professor, por ter me colocado no time e ter treinado na escola. Com esses treinos, eu consegui melhorar muito. Aqui, no estádio Carlos Zamith, é ótimo, já joguei três vezes. Meu time vem treinando muito na escola, as meninas vêm melhorando. Eu jogo fora da escola, na Liga do São José e na igreja do bairro”, comentou.

Por Paulo Rogério | Semed

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.