Prefeitura de Manaus realiza abertura da 5ª Expocreati

Foto: Eliton Santos | Semed 

Com o tema “A fascinante interação entre o fogo, a ciência e a vida: descobertas e impactos manauras”, a Prefeitura de Manaus realizou, nesta quarta-feira, 22/11, a abertura da 5ª Exposição de Ciências, Robótica, Educação Ambiental, Tecnologia e Inovação (Expocreati). O primeiro dia da exposição foi com apresentação dos projetos da Educação Infantil, que contou com a participação de 254 crianças matriculadas nas creches, Centros Municipais da Educação Infantil e escolas que atendem a modalidade na Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O evento segue nesta quinta e sexta-feira, 23 e 24/11, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, localizado na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul.

A Expocreati tem o objetivo de incentivar e estimular o envolvimento e a prática da ciência e tecnologia na população manauara desenvolvidas por professores e estudantes de escolas municipais que fazem parte da Feira Municipal de Ciências Tecnologia e Educação Ambiental, do Projeto Procurumim: Letramento em Programação e Robótica e do Colóquio da Cultura Digital, integrando a Semana Municipal da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A secretária de Educação, professora Dulce Almeida, visitou os estandes e conversou com as crianças e educadoras.

“Essa é uma exposição que envolve todos os estudantes da rede municipal, desde a creche até a educação da pessoa idosa. Visitando alguns estandes vi que uma escola nossa da zona Rural fez um experimento com papoula, que é conhecida como hibisco e da planta fizeram uma geleia, que é consumida pelas crianças. Esse é um trabalho da educação que vai muito além de apenas pensar em notas, é despertar a curiosidade nas nossas crianças”, comentou a secretária.

Os projetos apresentados pelos alunos são norteados por uma combinação das temáticas relacionadas às Ciências, Tecnologias e a Educação Ambiental pautada em três linhas de pesquisa descritas sobre “A vivência da cultura escrita: interagindo com as ciências no cotidiano”; “A importância do ser no mundo e suas linguagens”; e “Habilidades e competências para a sociedade do futuro”.

“Esse evento já é uma tradição na rede municipal de educação e para Manaus, por isso todos estão convidados a participar dessa feira que reúne trabalhos científicos desenvolvidos nas nossas escolas. São projetos que mudam a vida educacional dos nossos alunos”, comentou o gerente da Gerência de Tecnologias Educacionais (GTE), Austônio dos Santos.

Durante o evento, acontece ainda, o 8º Concurso de Letramento em Programação e Robótica, com projetos apresentados pelos professores que fazem parte das formações do projeto do Clube de Linguagem e Programação e Robótica (Procurumim) deste ano. Essas formações envolvem: prática maker e incentivo aos alunos para refletirem sobre problemáticas e soluções com criação de projetos, jogos e brinquedos com componentes de robótica aliados a materiais recicláveis e outros recursos.

No total, serão apresentados 181 projetos desenvolvidos por 802 estudantes de 157 unidades de ensino, que trabalham Narrativas Sonorizadas pelas crianças da Educação Infantil com programação no Scratch Jr.

Vestidos com personagens da história da Chapeuzinho Vermelho, as crianças do Cmei José Bento Monteiro Lobato, na Colônia Santo Antônio, zona Norte da cidade, apresentaram o projeto “Chapeuzinho Vermelho e o doutor Lobo Bom”.

“Para desenvolver esse projeto levamos em consideração o tipo de alimento que muitas crianças tinham o hábito de comer, onde muitos deles eram industrializados e muitas vezes não queriam comer a merenda da escola. Essa atividade foi criada para conscientizá-los de uma forma leve, que eles possam entender, tudo voltado para o lúdico”, explicou a educadora Gilmara Souza.

Nos próximos dias, as apresentações serão com as escolas do 1º ao 5º ano Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresentarão 25 jogos criados pelos estudantes na plataforma Makecode Arcade, além de materiais usando robótica criativa e reaproveitados. Já os alunos do 6º e 7º ano, trarão jogos e narrativas no Scratch, bem como de 8º e 9º anos terão nove aplicativos a partir do AppInventor, abordando o Empreendedorismo e a aplicação de atividades para o Saeb.

Colóquio Cultural 

Foto: Divulgação

Os estudantes ainda participaram do 5º “Colóquio Cultura Digital na Educação Básica”, que contempla duas etapas de ensino: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental no processo de alfabetização. O evento objetiva reconhecer e valorizar o trabalho desenvolvido por professores alfabetizadores participantes das oficinas oferecidas pelas formadoras da equipe Cultura Digital na Alfabetização, por meio de exposições de suas práticas e avanços alcançados no contexto do ensino e aprendizagem da leitura e da escrita de discentes em anos iniciais do ensino fundamental. Será a culminância das atividades formativas do ano de 2023.

Érica Marinho | Semed 

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