Pandemia do Covid-19 escancarou a importância da formação profissional

Foto: Divulgação

Com a economia brasileira se recuperando de forma lenta, desemprego em alta e avanço da tecnologia, o trabalhador sem qualificação já vinha enfrentando dificuldades para entrar ou se recolocar no mercado. E a chegada da Covid-19 reforçou ainda mais a necessidade da população investir na formação profissional. Em meio a esse cenário, muitos amazonenses viram nos cursos técnicos a porta de entrada para boas oportunidades.

A mantenedora do Centro de Ensino Literatus, Elaine Saldanha, revela que, mesmo durante o isolamento social, quando os estabelecimentos de ensino estavam com as aulas presenciais paralisadas, a instituição registrou aumento em matrículas nos cursos oferecidos, principalmente o Técnico de Enfermagem, um dos principais profissionais que atuam na linha de frente no atendimento a pacientes com Coronavírus.

O baixo investimento aliado à oportunidade de ingressar no mercado de trabalho de forma mais rápida, já que as capacitações têm menor duração quando comparadas a uma graduação superior, são algumas das vantagens da capacitação técnica. Além disso, por ter como foco o conhecimento prático, é um segmento educacional que está sempre em sintonia com as necessidades do mundo corporativo.

“Quero agradecer a todos que, neste ano, escolheram a instituição como a sua linha de largada profissional, a educação sempre deve ser valorizada e buscada incessantemente. Esse momento difícil que todo o mundo está enfrentando, logo vai passar, vários países já deram início à vacinação e sairemos dessa mais fortalecidos”, disse a gestora do Literatus.

Entre os alunos que procuraram a instituição está a jovem Jaihara Oliveira, de 21 anos, que deu início, em abril, ao curso Técnico em Administração. “Fiquei desempregada em março, logo quando iniciou a pandemia, e percebi que precisava ter a segurança de possuir uma formação profissional”, disse a aluna.

E a escolha do curso foi estratégica. Além de ser uma área que oferece um leque de opções, Jaihara tem como meta empreender e acredita que a formação irá lhe proporcionar uma bagagem de conhecimento que será fundamental na hora de abrir o próprio negócio.

Por Olívia de Almeida/Três Comunicação e Marketing

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.