Vacinação contra a dengue volta a ser administrada para crianças de 10 a 14 anos no Amazonas

Estoque de doses com vencimento para 30 de abril foi zerado

Foto: Roberto Carlos | Secom

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dr. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), informa que foram aplicadas todas as doses da vacina contra a dengue com validade para esta terça-feira (30/04) no estado. A partir desta quinta-feira (02/05), a vacinação contra a doença retorna para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

A vacinação contra a dengue está disponível em 12 municípios do Amazonas, atendendo à distribuição do Ministério da Saúde. As cidades contempladas foram: Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Careiro, Nova Olinda do Norte, Manaquiri, Santa Isabel do Rio Negro, Autazes e Careiro da Várzea.

Esses municípios integram a região de saúde “Manaus, entorno e Alto Rio Negro”, reconhecida pelo Ministério da Saúde como área prioritária para o recebimento das doses.

Sobre o esgotamento de doses, com vencimento em 30 de abril, que estavam disponíveis também em outros 16 municípios, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a ação rápida dos municípios para evitar a perda de doses. “O uso estratégico das vacinas é fundamental para evitar o desperdício. O engajamento dos profissionais de saúde combinado à população quanto à vacinação é estratégico para a saúde coletiva”, disse.

O responsável pela Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Alexsandro Melo, reforça a necessidade de manter as medidas preventivas contra a dengue, mesmo havendo vacina contra a dengue atualmente em 12 municípios. “A vacinação é uma ferramenta importante, mas a população precisa continuar eliminando os criadouros de mosquitos Aedes aegypti, vetor da dengue”, afirma.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.