Política Lula publica artigo no Washington Post e volta a criticar tarifas impostas...

Lula publica artigo no Washington Post e volta a criticar tarifas impostas por Trump

Presidente do Brasil publicou um artigo contra as tarifas do presidente dos EUA – Foto: Reprodução/X

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva do Partido dos Trabalhadores (PT) publicou neste domingo 26 de julho um artigo no jornal Washington Post dos Estados Unidos. O texto critica as tarifas impostas pelo governo do presidente Donald Trump ao Brasil.

O petista classifica as medidas como injustas e afirma que a intenção sempre foi política. Uma análise técnica no entanto revela que o verdadeiro motivo das sanções passa longe do cenário partidário e expõe graves problemas estruturais na concorrência econômica internacional.

Protecionismo e economia

A justificativa real para a cobrança das novas tarifas que variam entre 12,5% e 37,5% é o desequilíbrio comercial provocado por fatores internos do Brasil.

O governo americano aplicou as taxas sob a alegação oficial de que o país falha no combate à corrupção e permite que agricultores atuem com o desmatamento ilegal.

Essa impunidade garante aos produtores brasileiros uma vantagem desleal e barateia o custo de produção de forma ilícita.

A atitude de Trump busca proteger os produtores dos Estados Unidos desse tipo de concorrência predatória e não apenas criar uma rixa ideológica.

Narrativa do governo

No artigo publicado no exterior Lula levanta temas que alimentam as discussões entre a esquerda e a direita no território nacional.

O chefe do Executivo aborda a liberdade de expressão que é constantemente alardeada pelos apoiadores de ex-presidente Jair Bolsonaro como uma bandeira do espectro conservador.

Esse grupo alega que parte do Supremo Tribunal Federal (STF) com destaque para o ministro Alexandre de Moraes não respeita esse princípio.

O mandatário petista também tenta blindar a imagem do país ao citar o Pix como um modelo de referência para pagamentos digitais mesmo com o sistema sendo apontado internacionalmente como uma possível via para práticas de comércio ilegal.

Fator Jair Bolsonaro

A tentativa de Lula em politizar a questão comercial ganha força ao citar uma publicação feita por Trump no ano passado. Na época Jair Bolsonaro não estava preso mas já respondia a investigações pelos atos de 8 de janeiro que culminaram com a sua condenação em novembro de 2025.

“Há um ano fui surpreendido pela publicação em uma plataforma digital de carta do Presidente Donald Trump que impunha tarifa de 50% a produtos brasileiros. A menção logo no primeiro parágrafo ao ex presidente Jair Bolsonaro condenado no ano passado e hoje preso por tentativa de golpe de Estado no Brasil deixava explícita a motivação política da medida”, declarou Lula.

O espanto de Lula ocorreu pelo anúncio de uma tarifa adicional de 40% sobre os produtores brasileiros em agosto do ano passado.

O percentual somou aos 10% já em vigor e atingiu a marca de 50%.

A lista confeccionada pelas autoridades americanas continha quase 700 exceções para tentar proteger o próprio abastecimento interno.

Exemplos do passado

O texto no Washington Post defende a necessidade de os dois países manterem uma boa convivência.

Para argumentar o brasileiro se refere a outros presidentes norte-americanos como Roosevelt e Bush cobrando uma diplomacia semelhante.

“O Presidente Franklin D. Roosevelt implementou uma política de Boa Vizinhança que tinha como objetivo substituir o uso da força pela diplomacia em sua política externa para a região. Essa postura contribuiu de forma decisiva com os primórdios da industrialização no Brasil. O presidente George W. Bush ao enfrentar a crise financeira de 2008 incluiu 3 países latino americanos na primeira reunião de líderes do G20”, relatou o líder brasileiro.

Prejuízos no comércio

O artigo funciona como um recado direto a Trump embora Lula já tenha dialogado pessoalmente com o republicano.

O encontro ocorreu na Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU) em setembro de 2025 onde houve uma suposta química entre eles segundo o norte americano.

No mês seguinte eles se falaram por telefone e se encontraram na Malásia onde trataram do tarifaço.

Outras autoridades dos dois governos também tentaram negociações em paralelo.

A pressão sobre os preços dos produtos para os consumidores dos Estados Unidos no final de 2025 forçou Trump a revogar parte das taxas. Essa insatisfação da população americana foi apontada como um ponto fraco no artigo de Lula.

“Diversos segmentos industriais dos Estados Unidos dependem de insumos brasileiros. Alimentos calçados têxteis móveis autopeças e vários outros produtos chegarão mais caros ao consumidor norte americano”, explicou Lula.

O foco principal de Lula no entanto foi expor os danos para a economia nacional.

“As exportações brasileiras para os Estados Unidos caíram para o menor patamar desde 1997”, alertou o chefe de Estado

A publicação termina com a afirmação de que a América do Sul e o Caribe precisam de parceiros que sejam confiáveis e previsíveis.

Fonte: https://economia.ig.com.br/2026-07-26/lula-publica-artigo-no-washington-post-contra-tarifas-de-trump.html

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.