Ipaam esclarece secretários municipais do meio ambiente sobre resgate de fauna e legislação pesqueira

Em encontro na sede da Sema, participantes e palestrantes discutiram procedimentos de atuação

Foto: Divulgação/Ipaam

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) participou, na manhã desta quarta-feira (30/03), do segundo dia do 21º encontro do Fórum Permanente de Secretários Municipais do Meio Ambiente (Fopes), promovendo discussões e repassando orientações aos participantes do encontro a respeito da fauna e legislação pesqueira. A programação foi realizada na sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), no bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul de Manaus.

O evento que reúne mais de 40 secretários municipais de meio ambiente do Amazonas, iniciou nesta manhã com a palestra do gerente de Pesca do Ipaam, Gelson Batista. Ele abordou a legislação pesqueira a níveis federais e estaduais como temática.

Legislação pesqueira

Em suma, os secretários foram orientados como proceder em situações de ilegalidade na prática pesqueira, tamanhos mínimos de captura, valores de multa e encaminhamentos legais para determinadas situações, incluindo ações de monitoramento, desde que acompanhados de força policial.

Foram ressaltados ainda aspectos importantes relacionados a licenciamento e processos de regularização para os pescadores, como o Período de Defeso, época reprodutiva de espécies específicas em que a pesca se torna proibida e é necessária a apresentação de Declaração de Estoque ao Ipaam. Também foram discutidas as leis para o setor de piscicultura no estado.

Para Gelson, os encontros são oportunidades para ampliar o diálogo e capacitações, propiciando um melhor trabalho de integração das autarquias envolvidas com a pauta ambiental.

“Recebemos muitos questionamentos sobre os licenciamentos de pesca, acordos, e isso tudo é fundamental, porque com a parceria e diálogo entre Município e Estado, eles podem vir em busca do conhecimento, de informações e de experiências para utilizar na prática, atuando no dia a dia da melhor maneira possível”, enfatizou Gelson.

Resgate de fauna

O gerente de Fauna, Marcelo Garcia, participou também da rodada de discussões e promoveu esclarecimentos relacionados à área. Os participantes puderam conhecer quais são os procedimentos adotados e as diferenciações em três situações que envolvem a fauna silvestre no estado: resgate, apreensão e entrega voluntária.

Para cada cenário, há condutas necessárias das autoridades ambientais, além de requerimentos processuais para tramitação.

Marcelo explica que as secretarias municipais de meio ambiente podem realizar o resgate de fauna silvestre em suas cidades, porém, desde que tenham os equipamentos adequados, a exemplo do puçá, que auxilia na captura segura dos animais.

“Além disso, eles precisam ter pessoal treinado, autorização de transporte dos animais e um local para destinação correta e resguardada das espécies”, complementou.

Os secretários tiveram espaço para sanar suas dúvidas e receberão da Gerência de Fauna (GFAU), posteriormente, um material de mecanismos adotados para resgate de animais silvestres como o peixe-boi.

Fopes

O 21° Encontro do Fórum Permanente de Secretários Municipais do Meio Ambiente (Fopes) reúne, até esta sexta-feira (1º/04), representantes de mais de 40 municípios do interior do Amazonas para oficinas de capacitação e troca de experiências, no auditório da Sema.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.