Inpa e Sociedade Brasileira de Farmacognosia organizam Simpósio Regional

Evento on-line irá debater princípios ativos de plantas e animais nos dias 1º e 2/12

Laboratorio de Bioprospecção e Biotecnologia - Foto: Ascom Inpa

Nos dias 1º e 2 de dezembro acontecerá III Simpósio Regional Norte de Farmacognosia. O evento é organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisa na Amazônia (Inpa/ MCTI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia) e com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O simpósio tem como principal objetivo promover um espaço para ampliação do conhecimento científico sobre a farmacognosia, campo que estuda as plantas e os animais a fim de encontrar seus princípios ativos. A Amazônia tem um potencial imenso na área terapêutica, por ser o bioma mais biodiverso do mundo, além de possuir rica diversidade étnica e cultural, com vasto conhecimento tradicional associado ao uso de plantas medicinais.

Banner: Simpósio de Farmacognosia – Rodrigo Verçosa-Editora Inpa

No Simpósio serão discutidos diversos temas, entre eles biotecnologia de produtos naturais, farmacobotânica, tecnologia de fitoterápicos e fitocosméticos, fitoterapia e etnobotânica/etnofarmacologia. Na etnobotânica, o pesquisador procura conhecer a cultura e como as comunidades locais usam os recursos naturais, na maioria das vezes as plantas medicinais, para cuidar da saúde e curar ou tratar doenças.

Pela primeira vez o evento será totalmente on-line e contará com a participação de pesquisadores do Inpa, como Cecília Veronica Nunez e Sérgio Massayoshi Nunomura, de outras instituições nacionais e internacionais, a exemplo de Sergio Enrique Feingold, Jean-Luc Wolfender, Sandra Sharry e João Carlos Palazzo de Mello. A representante da região Norte da SBFgnosia e pesquisadora do Inpa, Cecília Veronica Nunez, que é líder do Laboratório de Bioprospecção e Biotecnologia do Inpa, está à frente da Comissão Organizadora, juntamente com Leopoldo Baratto, Laíley Lima e Maria Teresa Fachin-Espinar.

No evento será realizado uma sessão de pôsteres e haverá distinção com menção honrosa para as melhores pesquisas apresentadas, sendo uma por temática. O prazo para submissão de resumos é até o dia 12 de novembro e as inscrições para o evento seguem abertas até o dia 30/11.

Para mais informações sobre o Simpósio, acesse: https://bit.ly/30eMtNG.

Pesquisa do Inpa

No Inpa, são realizadas pesquisas de bioprospecção do uso da biodiversidade amazônica a fim de alcançar substâncias ativas, visando obter novos medicamentos. A partir de extratos de plantas, animais e microrganismos, os cientistas testam para várias atividades biológicas (antimicrobiano, antioxidante, antimalárico, antitumoral, citotóxico) e fracionam esses extratos para isolar os princípios ativos.

Além disso, está em construção no Inpa uma nova área de experimentação no Laboratório Temático Biotério Central que estará apta a testar microrganismos altamente patogênicos e de alto risco para população, a exemplo do SARS-COV-2, o vírus da Covid-19. No local, será possível avaliar a capacidade de plantas, microrganismos e animais de conterem substâncias antivirais. Este será o primeiro módulo de biossegurança nível 3 (NB3) do Amazonas e um dos primeiros da região Norte. A obra é financiada pela Finep.

Por Thalita Bandeira

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.