Indenizatório Zero: SES-AM submete projetos básicos à consulta pública

Qualquer pessoa pode ter acesso por meio do site da secretaria

Foto: Geizyara Brandão/SES-AM

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) publicou, nesta quinta-feira (08/07), no  www.saude.am.gov.br, a minuta dos Projetos Básicos para as dispensas de licitação que vão permitir a contratação de 65 serviços indenizatórios. A intenção da secretaria é promover uma consulta pública com o objetivo de dar mais transparência ao processo que visa pôr fim à prestação de serviço sem contrato.

O projeto Indenizatório Zero é uma das prioridades do programa Saúde Amazonas, do Governo do Estado, e segue determinação expressa do governador Wilson Lima de encerrar todos os pagamentos indenizatórios na SES-AM.

O acesso aos projetos básicos pode ser feito por meio do link  http://www.saude.am.gov.br/servico/projetos-basicos-editais.php.

É mais um passo na regularização dos processos indenizatórios da SES-AM, uma prática que se tornou comum na secretaria há pelo menos 13 anos, conforme levantamento realizado pelo órgão.

Transparência e colaboração

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, a Consulta Pública, além de dar transparência ao processo de contratação, vai permitir a colaboração com sugestões, inclusive aos órgãos de controle externo, ao controle social e aos cidadãos em geral.

“Vamos dar a transparência necessária ao processo, estamos comunicando aos órgãos de controle para que também possam se manifestar e contribuir, e também à sociedade, que poderá, inclusive, sugerir modificações nos Projeto Básicos”, disse Anoar Samad.

As sugestões devem ser encaminhadas no e-mail [email protected], da Ouvidoria da SES-AM.

Relatório

O secretário Executivo de Controle Interno da SES-AM, Silvio Romano, ressalta que, após os dez dias de consulta pública, será emitido um relatório a partir das sugestões e apontamentos feitos e as sugestões pertinentes serão modificadas ou acrescidas aos projetos básicos.

Serão realizadas 217 dispensas de licitação para 65 serviços prestados à SES e às unidades de saúde. A dispensa vai permitir a regularização imediata a partir da contratação do serviço e, concomitante, será iniciado o processo licitatório que é mais demorado. A SES-AM deu um prazo até o fim de setembro para o lançamento de todas as dispensas de licitação.

“Essa é uma importante ação de fortalecimento do controle interno e para qual esperamos um impacto forte na melhoria da prestação dos serviços, com economia, eficiência e ganho para os usuários do SUS no Amazonas”, disse Silvio Romano.

Por Secom Amazonas

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.