Igreja Católica reúne lideranças para refletir sobre desafios e projetos de atuação na Amazônia

Cardeal Leonardo Steiner - Foto: Divulgação

Neste fim de semana, de 21 a 23 de outubro, acontece a Assembleia Sinodal Arquidiocesana, evento em que o Cardeal Leonardo Steiner estará reunido com padres, diáconos, religiosos e religiosas e lideranças leigas para discutir o instrumento de trabalho preparado para este momento a partir da escuta junto a diversos grupos (família, comunidades rurais e ribeirinhas, indígenas, ribeirinhos, padres, diáconos, vida consagrada e leigos).

Serão cerca de 260 participantes representantes das paróquias, áreas missionárias, pastorais e movimentos que fazem parte da Igreja de Manaus, incluindo os municípios que fazem parte da Arquidiocese de Manaus (Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Iranduba, Manaquiri, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva).

O evento é o ápice de um processo que iniciou em março de 2021, quando o arcebispo Dom Leonardo Steiner convocou uma Assembleia Sinodal Arquidiocesana.

“Nós estamos para terminar a primeira etapa da Assembleia Sinodal e isso significa que temos que pensar elementos e dinâmicas que nos ajudem a continuar o caminho juntos para sermos uma presença mais encarnada, mais libertadora e transformativa. […] Nós aqui não estamos apenas para representar e sim para escutar e repercutir o que for estudado, sendo os transmissores de uma igreja que quer ser a presença de Deus”, destaca o Cardeal Leonardo Steiner.

Padre Geraldo Bendaham, coordenador de pastoral da Arquidiocese de Manaus e integrante da coordenação desta assembleia, afirma que nossa igreja está em um processo importante de atender o pedido do Papa Francisco de fazer realidade uma Igreja em saída, cada vez mais participativa, que esteja próxima das pessoas para escutar suas necessidades, ser presença acolhedora, amorosa e misericordiosa de Deus.

O encontro acontece no Centro de Treinamento Maromba e inicia nesta sexta-feira, às 19h, e encerra no domingo, às 12h. Depois os participantes são convidados a participar da Caminhada Missionária que inicia às 17h, saindo da Catedral Metropolitana de Manaus e chegando ao Santuário São José Operário (Centro) onde acontecerá a Missa pelo Dia Mundial das Missões.

ANA PAULA  G. LOURENÇO | Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.