Hoje é Dia: semana lembra refugiados e Olimpíada

Conheça fatos e datas da semana de 20 a 26 de junho de 2021 e assista os vídeos esportivos

Foto: Reuters/Ricardo Moraes/Direitos Reservados

A semana entre os dias 20 e 26 de junho é marcada por datas importantes para os direitos humanos: o Dia Mundial do Refugiado (20) e o Dia Internacional em apoio às Vítimas de Tortura (26). Os dois marcos foram estabelecidos pelas Organizações das Nações Unidas (ONU).

Para os desportistas brasileiros, o dia 23 é celebrado o Dia Nacional do Desporto, data criada pelo artigo 86 da Lei Pelé. Além disso, o mundo celebra o Dia Olímpico (23). Reveja como o Comitê Olímpico do Brasil comemorou a data em 2019, antes da pandemia:

Em 2021, os Jogos Olímpicos ocorrem em Tóquio em meio a diferentes incertezas causadas pela pandemia do covid-19. A maior competição esportiva do planeta aconteceria no ano passado, e foi adiada em virtude da crise sanitária. Para acompanhar a cobertura das Olimpíadas de Tóquio na Agência Brasilclique aqui.

Em busca de refúgio

O Dia Mundial do Refugiado (20 de junho) surgiu em 2000 para marcar o aniversário da Convenção de Genebra de 1951, evento que atualizou o conceito de refugiado. De acordo com levantamento da Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), mais de 1% da população mundial – uma em cada 95 pessoas – estão neste momento em deslocamento forçado. No Brasil, os refugiados venezuelanos buscam um recomeço nas regiões próximas às fronteiras amazônicas.

Por falar em Venezuela, no dia 24 completam-se 200 anos do início da Batalha de Carabobo, conflito decisivo na guerra de independência da Venezuela contra a Espanha. O revolucionário pernambucano José Inácio de Abreu e Lima ajudou o general Simon Bolívar a conquistar a independência de diversos países latino-americanos, participando, inclusive da Batalha do Carabobo.

Chegada do frio e curiosidades

Domingo, dia 20, marca o início do inverno no hemisfério sul. A queda de temperatura característica do período torna o corpo mais suscetível a doenças que afetam o aparelho respiratório e, desde 2020, virou uma preocupação a mais por conta dos casos de covid-19.

Para se esquentar do frio, é tradicional no Brasil a fogueira do dia de São João (24), acompanhada dos tradicionais quitutes das festa juninas. Mas, devido ao risco de aglomeração, alguns estados, como a Bahia, voltaram a cancelar os festejos em 2021.

Na segunda-feira (21), outra data emblemática é o Dia Internacional do Ioga, outra data instituída pela ONU. Neste ano, a Agência Brasil publicou um conteúdo especial sobre os 100 anos de Hermógenes de Andrade Filho, pioneiro da ioga no Brasil. O ex-militar natalense adotou a prática em sua vida após ter uma tuberculose.

Para fechar a lista de curiosidades, há o Dia Mundial do Fusca (22) e o Dia Mundial do Skate (21). Em 2019, o Stadium exibiu uma reportagem especial sobre o skate, que se tornou esporte olímpico, mas que vai muito além das competições. Assista:

Lista semanal com datas, fatos históricos e feriados:

20 a 26 de junho de 2021

20 de junho

  • Nascimento do jogador paranaense Belletti (45 anos) – atualmente é embaixador global do Barcelona
  • Dia Mundial dos Refugiados – comemoração instituída pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados na Resolução 55/76 de 2000, para marcar a data do aniversário da Convenção de Genebra de 1951, que entrou em vigor em 1974. A resolução define o refugiado como toda a pessoa que, em razão de fundados temores de perseguição devido à sua raça, religião, nacionalidade, associação a determinado grupo social ou opinião política, encontra-se fora de seu país de origem e que, por causa dos ditos temores, não pode ou não quer regressar a esse país

21 de junho

  • Descoberta de dois satélites de Plutão, batizados de Nix e Hidra (15 anos)
  • Dia Mundial do Skate
  • Dia Internacional do Ioga – a data foi oficializada pela ONU em sua 69ª Assembleia Geral, realizada no dia 11 de dezembro de 2014 e recebeu a mais alta taxa de aprovação até então recebida numa assembleia da organização, tendo recebido votos a favor por 175 nações
  • Solstício de inverno no hemisfério sul

22 de junho

  • Nascimento do compositor e instrumentista alagoano Hermeto Pascoal (85 anos)
  • Dia Mundial do Fusca
  • Fundação da cidade de Santarém (360 anos)

23 de junho

  • Nascimento do cineasta paulista Victor Lima Barreto (105 anos)
  • Reino Unido aprova referendo de saída da União Europeia criando o Brexit, termo originado na língua inglesa resultante da junção das palavras British (britânico) e exit (saída) – (5 anos)
  • Dia Nacional do Desporto – criado pela Lei Pelé, em seu artigo 86
  • Dia Olímpico
  • Inauguração da rodovia União-Indústria, que ligava Petrópolis a Juiz de Fora e passava pelas terras da fazenda Cantagalo. Essa rodovia contou com grande colaboração do fazendeiro Antônio Barroso Pereira e, por esse motivo, o imperador Pedro II agraciou-lhe com o título honorífico Barão de Entre-Rios (160 anos)
  • Inauguração da Rádio Nacional FM de Brasília(44 anos)

24 de junho

  • Dia de São João
  • Nascimento do automobilista pentacamepão do mundo argentino Juan Manuel Fangio (110 anos)
  • Início da Batalha de Carabobo, evento decisivo na guerra de independência da Venezuela contra a Espanha (200 anos)

25 de junho

  • Atentado das torres de Khobar, na Arábia Saudita, mata 19 soldados americanos (25 anos)

26 de junho

  • Nascimento do maestro, arranjador e pianista paulista Lyrio Panicali (115 anos) – integrou os quadros das Rádios Nacional e MEC
  • Nascimento do cantor e compositor paulista Marcos Roberto Dias Cardoso (80 anos) – fez sucesso desde a década de 1960 e na década de 1980 com a música A última carta, que ficou meses em primeiro lugar nas paradas e vendeu mais de dois milhões de discos
  • Inauguração da Torre CN (45 anos) – a terceira maior torre do mundo
  • Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas – comemoração que foi instituída pela Assembleia Geral da ONU, na sua Resolução Nº 42/112, de 7 de dezembro de 1987, e que está oficializada no Brasil pelo Decreto DNN8091, de 28 de maio de 1999, através do qual se criou a Semana Nacional Antidrogas de Brasileiros
  • Dia Internacional das Nações Unidas em Apoio às Vítimas de Tortura – comemoração instituída pela ONU, na sua Resolução nº 52/149, de 12 de dezembro de 1997, para marcar a data de 26 de junho de 1987, em que entrou em vigor nos países-membros signatários a Convenção Contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanas ou Degradantes.

Por Leyberson Pedrosa – Repórter da Agência Brasil – Brasília

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.