Etanol na gasolina: por que Brasil não adota um combustível ‘puro’?

Foto: Paulo Liebert | Estadão Conteúdo

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discute o aumento para 30% a quantidade de álcool anidro na composição da gasolina. Desde 2015 essa quantidade é de 27,5%.

A justificativa do ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira é de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e diminuir a quantidade de gasolina importada pelo Brasil.

A medida, no entanto, pode ser prejudicial aos motores a gasolina, principalmente dos carros mais antigos.

O que pode acontecer?

Nos motores flex não haverá problemas, mas nos movidos somente a gasolina pode haver aumento de corrosão, desgaste de itens pode onde passa o combustível e dificuldade de pegar pela manhã. Carros com injeção direta podem ser mais afetados por esses problemas.

“Quem mais vai sofrer são os carros antigos que tem carburador. Quando eram feitos, eram 20% de álcool na gasolina, então não tem como corrigir sem regular o carburador”, Pedro Luiz Scopino, responsável técnico da Scopino Auto Club

Todos os carros também vão gastar mais, já que o álcool tem menor poder de combustão e precisa estar em maior quantidade para queimar o ar dentro da câmara do motor.

Gasolina ‘pura’ seria solução?

Se a gasolina fosse pura, no entanto, os carros nacionais teriam problemas, pois o álcool funciona como um inibidor de detonação.

“Antigamente era usado o enxofre, que é prejudicial à saúde, então temos o álcool, mas o ideal seria 20%”, disse Scopino.

Sem o inibidor de detonação, o papel cumprido pelo álcool, os motores teriam o que se chama de “batida de pino”. Com o tempo, essas detonações podem danificar peças do motor.

Fonte: https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2023/07/03/etanol-na-gasolina-por-que-brasil-nao-adota-um-combustivel-puro.htm

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